Minha Família - Minha História

Tudo começou lá na Itália...  

Eu sempre acreditei que para se cozinhar bem é necessário saber a história do alimento ou daquele prato que estou cozinhando e da mesma forma se possuímos uma Arte Culinária nossa é porque existe também uma historia por traz disso tudo.

Como já disse aqui, a Minha História começa no velho continente, mais precisamente na Itália, meus pais são imigrantes italianos e vieram de uma linda região conhecida como Cilento, Provincia di Salerno, e eles nasceram numa cidade que se chama Santa Maria di Castellabate.
Deste pequeno vilarejo , uma linda Cidadezinha, tombada pela UNESCO, encrustrada no Golfo di Policarpo entre as pontas Licosa e Tresino que formam praias lindas e contornos de relevo com lindos pontos turísticos, vieram milhares de pessoas para o Brasil, mais precisamente para São Paulo, pois o Conde Francesco Matarazzo, que nasceu lá, trouxe vários imigrantes para trabalharem em suas fábricas. Assim aconteceu com meu avo materno, Martino Malandrino, chegou aqui no começo do século XX, para trabalhar nas Industrias Reunidas Francisco Matarazzo, e com meu Tio Bisavô, Giuseppe Pecora, meus pais e quase toda a minha família.

É considera da pelo Governo Italiano, a maior colônia italiana no Brasil, e existe uma curiosidade interessante, se alguém bater em qualquer porta, de qualquer residência ou comércio daquela cidade, encontrará alguém que têm parentes aqui...é incrível...! Uma vez a Globo fez uma reportagem lá com a Ilze Scamparini e comprovou isso.

Na foto 1, você vê a casa aonde nasceram e viveram meus ancestrais, inclusive meu Pai, Giuseppe Pecora, que chegou aqui em 1954.  Nós a conhecemos como "CASA PATERNA" e nela vem nascendo os Pecoras desde 1758. Ainda hoje meus tios vivem do cultivo da terra e sobrevivem com a venda do vinho, do azeite e de frutas secas como figos e ameixas, e esta tradição naquela região é Milenar. Esta terra foi passada para meus tios e avós em 1960, através de Reforma Agrária e antes disso, meu bistataravô,  Domenico Pecora era colono e cuidava desta terra para o Barão Dell'Mercatto e por mais de 200 anos, geração após geração, nossa família serviu com honestidade, perseverança e trabalho e esta "TRADIÇÃO" é meu maior orgulho e depois do Brasil esse é o lugar que mais amo nesse mundo.!!!

O mais incrível é que de lá, vem parte dos ingredientes das minhas receitas, o azeite, vinagre balsâmico, o salame e o queijo pecorino( tudo orgânico) e que fazem delas pratos com alma e personalidade.
Não é um lugar lindo!!!, se chama - Aláno, Comune di Castellabate (SA) - Itália....neste lugar nasceram 07 gerações da minha família...observem, nas fotos 4 e 5, as redes abaixo das oliveiras...é assim que se colhem as azeitonas pra fazer o melhor azeite...!

E dessa forma eu trouxe para minha arte e para meus pratos toda a tradicionalidade dos meus antepassados, as receitas das minhas Nonnas que foram passadas pra minha Mama Maria ( in memoriam , e no coração). Me lembro que, quando criança e adolescente minha casa era sempre radiado de um monte de pessoas com muita comida e sempre iguarias incríveis preparadas por ela.
E boa parte da minha família, até hoje vivem da comida que produzem pra viver, como meus primos da Casa de Massas Malandrino, na Vila Mariana há 60 anos ou minha tia Filomena e minha prima Maria Elena da Rotisserie Nonna Fiore, na Zona Norte de São Paulo, há 20 anos.
Como já disse, cozinhar é uma arte e dentro da minha família é um sacerdócio e com ajuda do senhor Jesus, sempre fomos bem abençoados e continuaremos a servir uma comida de qualidade, feita com amor, carinho, dedicação e prazer, muito prazer.

Obrigado por existirem, e por te me dado tanta bagagem e apoio!

Chef Paulinho Pecora

Foto 1 - Esta é nossa "Casa Paterna" repare nas figueiras e oliveiras
plantadas pelos meus ancestrais há mais de 200 anos


Foto 2 - Casa Paterna - Reparem a construção da direita de cor mais escura
Essa casa foi construída há 3 séculos e sentados ali estão meus tios Mário
e Alfredo (in memoriam) irmãos do meu Pai


Foto 3 - Casa Paterna - com detalhes a parte antiga da casa.
Foto 4 - Casa Paterna - Repare nas redes embaixo das oliveiras, já preparando
para colher as azeitonas e fazer o azeite
Foto 5 - Em detalhes a coleita das azeitonas
Foto 6 - Em detalhes a estrada interna da propriedade cercada de oliveiras

Foto 7 - A vista da propriedade o Campo das Oliveiras
Foto 8 - Minha família na Itália, repare em primeiro plano meu primo Roberto Pecora
que também é Chef na Itália e Gran Mestre Cuocho.
Foto 9 - Meu pai ,  Sr . Giuseppe Pecora

Postagens mais visitadas do Blog

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Molhos Italianos - Receitas Tradicionais

Pães do Chef Paulinho Pecora - História, Receitas e Segredos

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História

Lagosta à Thermidor (Caldo de Lagosta) - "A Rainha das Receitas"

Gnocchi - História, Segredos e Receitas

A História da Pizza e a Massa de Pizza Tradicional

Molhos Frios para Saladas, Entradas e Acompanhamentos

Melenzane alla napulitana