quinta-feira, 16 de julho de 2009

Picanha al Porfumo del Bosco




Receita de minha autoria premiada pelo Programa Mestre Cuca na Rede Mulher em 2004, com o Chef Allan Vila Espejo da rede Don Pepe di Napoli e Villa Amalfi.


Ingredientes



1 Picanha de no máximo 1 Kg ( se você achar maior que isso,
corte a cabeça da Picanha, até dar 1 Kg, pois o resto é Colchão Duro, aliás eu coloquei uma receita aqui pra você ter o que fazer com essas cabeças de Picanha...!)
1 Cebola Grande cortada em meia rodela
2 cenouras grandes raladas
1 maço de alho poró (retire as folhas e corte o bulbo em rodelas finas)
100 ml de azeite extra virgem
½colher de chá de Paprika Doce
1 colher de café de Paprika Picante
½colher de chá de Orégano
½colher de chá de tomilho fresco
½colher de chá de Erva doce
20 folhas de manjericão fresco picadas
3 galhos de alecrim fresco
½ maço de salsa e cebolinha picados

sal grosso q.b.



Preparo do Prato



Corte a Picanha em postas de 3 cm( +/- 4 postas), deixe-as em sal grosso (pouco sal, 15 a 20 g) cobertas por 3 a 4 horas
Tire todo o sal e espete-as com um palito de churrasco(daqueles de espetinhos) de uma ponta a outra da posta para que quando fritem não se dobrem ou virem.

Pré aqueça o azeite uns 70º sem fritá-lo e coloque todas as ervas, menos a salsa e a cebolinha, desligue o fogo e deixe por 1 hora aromatizando o azeite.
Peneire o azeite e coloque-o numa frigideira alta em fogo brando e frite as postas de picanha de todos os lados até que ela sele. (deixa o lado da gordura fritar primeiro e por mais tempo) retire a picanha e reserve.

Após as postas estarem frias, temperatura ambiente, fatie transversal a gordura e reserve(aproveite o caldo que se solta do corte)

Em outra panela, faça um caldo do seguinte modo: coloque dois copos d'água, duas colheres de sopa do azeite que vc fritou as postas de Picanha e as papricas, as folhas do alho poró o resto das ervas fritas e deixe ferver e reserve.

Volte a frigideira no fogo aqueça o resto do azeite e frite a cebola , a cenoura ralada e as rodelas de alho poró, deixe dourar. Coloque as postas de Picanha fatiadas e vá introduzindo o caldo aos poucos, quando ele tiver reduzido, desligue o fogo, coloque a salsa e a cebolinha e tampe. Pronto!
Sirva com arroz branco e um panachè de legumes.



Bom Apetite!!!!


Chef Paulinho Pecora