segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Costa del Cilento - SALERNO(SA) - ITÁLIA






Se você planeja ir a Itália, não esqueça de visitar este lugar mágico, esplendoroso e com 2500 anos de história. Muitos visitam e amam a Costa Amalfitana, mas mal sabem que logo ali há 30 km , existe uma outra costa, tão linda quanto para visitar.


A Costa do Cilento compreende uma extensão de 100 km de litoral, com lindos pontos turísticos que mesclam beleza natural, Gastronomia e História.

Você começará sua viagem na cidade de Salerno, a 30 km ao sul da Costa Amalfitana e passará pelas seguintes Cidades :

Paestum -  Cidade fundada pelos Gregos a 687 AC, sendo umas das capitais da Magna Grécia. Depois de dominada se tornou termas dos Imperadores romanos com templos, ruínas e arquiteturas grega e romana, um lugar tão lindo como a própria Roma ou Atenas, você se surpreenderá.









Agropoli -  Cidade Medieval, com uma mistura de modernidade, ótima parada gastronômica e uma ótima estrutura de compras e lazer.




Castellabate, Santa Maria e Santo Marco di Castellabate - Cidades Medievais, 1100 anos,  natal da minha família e com certeza de muitos italianos que vivem em São Paulo.
Como já contei aqui, um lugar lindo, lindas praias, excelente gastronomia e principalmente muito calor humano.
Chegando lá você procura a loja Enoteca Ianni, do Sr. Domenico Ianni, carinhosamente conhecido como Zi Minguccio, ele morou aqui em São Paulo, por 10 anos, fala português ( ou pelo menos entende...rsrs) e com certeza você precisar de informações ele é o caminho certo. Em Santo Marco têm um proto regional e lá têm passeios turísticos no Mar Tirreno.

Castellabate Su

Porto di San Marco























Punta Licosa  e Ogliastro Marina - Lindíssimas prais e ruínas romanas e construções medievais, até hoje o dono é um príncipe da Família Savóia e para entrar lá é preciso ter permissão e pra isso é preciso pagar e vale a pena !!!








Acciarolli - Pequeno vilarejo de pescadores e com uma gastronomia perfeita, foi lá que comi ums das melhores sfogliatella ( doce italiano de massa folhada rechedo com creme de ricota passas e frutas cristalizadas) que já experimentei, procure pela Pasticceria da Rosa.




Pioppi - Cuidado ao passar por aquela cidade, aliás vilarejo, além de ser muito pequena e você não vê-la, poderá se apaixonar e não querer sair de lá. Existe um fato curioso nesta cidade, o escritor H.F. Ulmann  que escreveu o "Livro Essencial da Cozinha Mediterrânea", morou nesta cidade para comprovar os benefícios dela. Outro morador ilustre desta cidade foi o Dr Atkins, aquele da famosa dieta !!!


Marina di Casalvelino, di Ascea e di Camerota - Essas três praias, além de Lindas, possuem uma super infraestrutura pra passeios de barcos e excursões, se vc deseja conhecer o Mar mediterrâneo do lado do Tirreno e pretende ver belezas, as quais,  jamais pensou em contemplar, você está no lugar certo...

Ascea - Cilento
Marina di Camerota
Casalvelino - Cilento


Palinuro - Meu querido Colaborador, dizem que toda grande obra teu seu ápice, pois nessa linda obra de Deus, com certeza é a região de Palinuro. Sou um homem bastante viajado e conheço muitos lugares pelo mundo e esse foi o mais bonito que já vi.
Aconselho vc parar um bom tempo por lá e ver o que estou narrando. Um Litoral recortado por ingrimes e intransponíveis penhascos e muros naturais de pedra e calcáreo que terminam em Praias deslumbrantes com areias brancas, mar azul cobalto e várias Grutas e Cavernas.
Esse lugar parece que foi esculpido por Deus com talhadeira e martelo, te garanto que vc não esquecerá.




Sapri - Esta é a última cidade do Parque do Cilento e não menos Linda que as outras, porém com um toque especial e a porta de entrada do Valle di Diano, conhecido como um lugar místico desde a época Romana, era pra lá que era mandado os doentes de Roma, enfermos pra se banharem em suas águas milagrosas. Lugar também de batalhas medievais e de ruínas históricas como castelos e antigos seminários.




Todas as cidades possuem infraestrutura turística
bem planejada e sua Gastronomia é impar, a melhor
da Itália pra mim...! além do fato que o povo adora receber turistas brasileiros, pois naquela região, muitos imigraram para o Brasil, principalmente para São Paulo.
Apesar de eu indicar alguns locais foi difícil encontrar um local que não comi bem ou fui mal alojado ou tratado, um passeio muito tranquilo e especial
E de todos os passeios que fiz pela Itália esse foi o de menor preço e de melhor custo benefício, pois existem muitas Aziendas Agrícolas com pousada e B&B ( Bed and Breakfast) a preços bem acessíveis e bem perto do Litoral, aonde você pode comprar os produtos da região e da época como Figo Bianco del Cilento - DOP, sopressata ( um tipo de salame), formaggio pecorino, passata de tomate  e Azeite ( os melhores do mundo pra mim), Vinhos, geleias e compotas de frutas e assim você aproveita a Montanha e a Praia em menos de 10 kms na média em cada município ( Comune em italiano).

Existem outras cidades maravilhosas em todo o Cilento, as quais , ainda não conheço, mas irei com San Giovanni a Piro, San Severino, Padula, Scario, Pollica, Pisciotta, San Mauro del Cilento, Santa Marina, Vibonati, Centola, Montecorice, Ispani e Capitello.
certeza...,

Aqui abaixo têm o site oficial e lá você encontrará muita informação.

Visite http://www.cilentonelmondo.it/

San Mauro del Cilento

Paestum

Paestum

San Mauro del Cilento

Centola
Certoza di san Lorenzo - Padula

Palinuro

San Severino

Palinuro

Vallo di Danno


Camerota

San Severino


Palinuro

Palinuro

Licosa
Vibonati
Marina di Ascea
Montecorice

Acciaroli









 Sapri