La Belissima Costa del Cilento - SALERNO(SA) - ITÁLIA






Se você planeja ir a Itália, não esqueça de visitar este lugar mágico, esplendoroso e com 2500 anos de história. Muitos visitam e amam a Costa Amalfitana, mas mal sabem que logo ali há 30 km , existe uma outra costa, tão linda quanto para visitar.


A Costa do Cilento compreende uma extensão de 150 km de litoral, com lindos pontos turísticos que mesclam beleza natural, Gastronomia e História.

Você começará sua viagem na cidade de Salerno, a 30 km ao sul da Costa Amalfitana e passará pelas seguintes Cidades :

Paestum -  Cidade fundada pelos Gregos a 687 AC, sendo umas das capitais da Magna Grécia. Depois de dominada se tornou termas dos Imperadores romanos com templos, ruínas e arquiteturas grega e romana, um lugar tão lindo como a própria Roma ou Atenas, você se surpreenderá.









Agropoli -  Cidade Medieval, com uma mistura de modernidade, ótima parada gastronômica e uma ótima estrutura de compras e lazer.




Castellabate, Santa Maria e Santo Marco di Castellabate -

Cidades Medievais, 1100 anos,  natal da minha família e com certeza de muitos italianos que vivem em São Paulo.
Como já contei aqui, um lugar lindo, lindas praias, excelente gastronomia e principalmente muito calor humano.
Chegando lá você procura a loja Enoteca Ianni, do Sr. Domenico Ianni, carinhosamente conhecido como Zi Minguccio, ele morou aqui em São Paulo, por 10 anos, fala português ( ou pelo menos entende...rsrs) e com certeza você precisar de informações ele é o caminho certo. Em Santo Marco têm um proto regional e lá têm passeios turísticos no Mar Tirreno.

Castellabate Su

Porto di San Marco

San Marco di Castellabate

La Punta dell'Infierno - Santa Maria di Castellabate

Santa Maria di Castellabate - lL Tramonto





Meu tio Domenico Ianni della Enoteca Ianni

Nesta casa nasceu minha mãe - Maria Malandrino Pecora - aqui na foto com meu tio, saudoso Zio Peppo


Propriedade Matarazzo em Santa Maria di Castellabate


Santa Maria di Castellabate

Santa Maria di Castellabate

Santa Maria di Castellabate

Santa Maria di Castellabate

Santa Maria di Castellabate

Santa Maria di Castellabate

Il Castello del Barone - Santa Maria di Castellabate

Castellabate Su



Punta Licosa  e Ogliastro Marina - Lindíssimas prais e ruínas romanas e construções medievais, até hoje o dono é um príncipe da Família Savóia e para entrar lá é preciso ter permissão e pra isso é preciso pagar e vale a pena !!!








Acciarolli - Pequeno vilarejo de pescadores e com uma gastronomia perfeita, foi lá que comi ums das melhores sfogliatella ( doce italiano de massa folhada rechedo com creme de ricota passas e frutas cristalizadas) que já experimentei, procure pela Pasticceria da Rosa.




Pioppi -  Cuidado ao passar por aquela cidade, aliás vilarejo, além de ser muito pequena e você não vê-la, poderá se apaixonar e não querer sair de lá. Existe um fato curioso nesta cidade, a primeira publicação mundial sobre a Dieta Mediterrânea foi escrita e publicada em 1959, pelo Fisiologista Americano Dr. Ancel Benjamim Keys, chamava-se o Estudo dos Sete Países (Finlândia, Japão, Grécia, Itália, Holanda, Iugoslávia e USA). Neste estudo ele constatou que os povos do Mediterrâneo tinham muito menos doenças cardíacas do que dos outros países. Para contatar isso, o Dr Keys foi viver na cidade de Pioppi, onde comprou uma casa e lá cozinhava todas as noites as receitas,tradicionais da região...Esta casa em 2016 se tornou um Museu dedicado a Dieta Mediterrânea - Patrimônio Irrestrito da Humanidade. O Dr Keys viveu 100 anos e sua esposa ainda viva, têm 106 anos, uma prova da longevidade que está Dieta provoca!




Marina di Casalvelino, di Ascea e di Camerota - Essas três praias, além de Lindas, possuem uma super infraestrutura pra passeios de barcos e excursões, se vc deseja conhecer o Mar mediterrâneo do lado do Tirreno e pretende ver belezas, as quais,  jamais pensou em contemplar, você está no lugar certo...

Ascea - Cilento
Marina di Camerota
Casalvelino - Cilento


Palinuro - Meu querido Colaborador, dizem que toda grande obra teu seu ápice, pois nessa linda obra de Deus, com certeza é a região de Palinuro. Sou um homem bastante viajado e conheço muitos lugares pelo mundo e esse foi o mais bonito que já vi.
Aconselho vc parar um bom tempo por lá e ver o que estou narrando. Um Litoral recortado por ingrimes e intransponíveis penhascos e muros naturais de pedra e calcáreo que terminam em Praias deslumbrantes com areias brancas, mar azul cobalto e várias Grutas e Cavernas.
Esse lugar parece que foi esculpido por Deus com talhadeira e martelo, te garanto que vc não esquecerá.




Sapri - Esta é a última cidade do Parque do Cilento e não menos Linda que as outras, porém com um toque especial e a porta de entrada do Valle di Diano, conhecido como um lugar místico desde a época Romana, era pra lá que era mandado os doentes de Roma, enfermos pra se banharem em suas águas milagrosas. Lugar também de batalhas medievais e de ruínas históricas como castelos e antigos seminários.




Todas as cidades possuem infraestrutura turística
bem planejada e sua Gastronomia é impar, a melhor
da Itália pra mim...! além do fato que o povo adora receber turistas brasileiros, pois naquela região, muitos imigraram para o Brasil, principalmente para São Paulo.
Apesar de eu indicar alguns locais foi difícil encontrar um local que não comi bem ou fui mal alojado ou tratado, um passeio muito tranquilo e especial
E de todos os passeios que fiz pela Itália esse foi o de menor preço e de melhor custo benefício, pois existem muitas Aziendas Agrícolas com pousada e B&B ( Bed and Breakfast) a preços bem acessíveis e bem perto do Litoral, aonde você pode comprar os produtos da região e da época como Figo Bianco del Cilento - DOP, sopressata ( um tipo de salame), formaggio pecorino, passata de tomate  e Azeite ( os melhores do mundo pra mim), Vinhos, geleias e compotas de frutas e assim você aproveita a Montanha e a Praia em menos de 10 kms na média em cada município ( Comune em italiano).

Existem outras cidades maravilhosas em todo o Cilento, as quais , ainda não conheço, mas irei com certeza..., San Giovanni a Piro, San Severino, Padula, Scario, Pollica, Pisciotta, San Mauro del Cilento, Santa Marina, Vibonati, Centola, Montecorice, Ispani e Capitello.
certeza...,

Aqui abaixo têm o site oficial e lá você encontrará muita informação.

Visite http://www.cilentonelmondo.it/

San Mauro del Cilento

Paestum

Paestum

San Mauro del Cilento

Centola
Certoza di san Lorenzo - Padula

Palinuro

San Severino

Palinuro

Vallo di Danno


Camerota

San Severino


Palinuro

Palinuro

Licosa
Vibonati
Marina di Ascea
Montecorice

Acciaroli









 Sapri












Postagens mais visitadas