.

.

Involtinis de Filés de Linguado Ao Molho de Uvas



Involtinis de Filés de Linguado 
Ao Molho de Uvas


Receita saborosíssima, do sul da França, muito apreciada na região, experimente!!!





Ingredientes


2 kg de filé de Linguado 

1/2 Litro de vinho branco seco
2 dentes de alho picado
1 cebola
1 cenoura
1 alho poró (separe o bulbo das folhas)
1 colher de café de pimenta do reino em grãos ( misture branca e escura)
100 g de Manteiga
1 colher de farinha de trigo
1/2 colher de chá de paprika picante
1/2 litro de creme de leite fresco
1/2 xicara de cebolinha verde picada
300 g de uvas tipo Itália (brancas sem caroço cortadas pela metade)
sal a gosto



Modo de fazer



Caldo (Court- Bouillon)

- Se você comprou os peixes e fez os files, ótimo!! - Use os restos do peixe para o caldo, caso não, peça ao peixeiro umas sobrinhas de peixe! 

- Em uma panela grossa sele os restos de peixe com a manteiga até dourarem! 

- Acrescente a cebola cortada em pedaços, a cenoura, as folhas do alho poró e a colher de pimenta do reino. Deixe selar por 3 minutos.

- Esfume com o vinho branco até sair todo o alcool, quando voltar a ferver acrescenta água quente até completar 1 litro.

- Deixe o caldo cozinhar por uma hora em fogo alto e meia hora em fogo baixo até reduzir sempre retirando a espuma que se forma em cima.

- Coe e reserve.



Peixe


- Enquanto o caldo ferve, unte uma assadeira média e alta e unte com uma colher de manteiga , unte também uma folha de alumínio pra cobrir.

- Tempere os files com sal e recheie-os com o bulbo do alho poró cortado em rodelas, a cebolinha verde picadinha, o alho picado e enrole-os como "bracciolas" e arrume-os na assadeira lado a lado, regue com 200 ml do vinho e coloque no forno em fogo brando (180°C por 20 min.). Caso queira use palitos para fechar ! porém se vc arrumar na assadeira muito bem, isto é fecho com fecho (seria a última ponta ao enrolar) eles não abrirão na cocção

- Eles deverão cozinhar levemente e lentamente e quando estiverem macios retire a forma do forno, separe os involtinis de files e retire o caldo que se formou, misturando-o no outro caldo do começo da receita.

Molho Branco com Uvas

- Na Panela  faça um roux com a manteiga e a farinha (Misture duas colheres de sopa da manteiga com a colher de farinha, fogo baixo pra não queimar até o ponto "bége",
- Acrescente primeiro 200 ml do caldo e dissolva bem, acrescente o creme de leite e encorpore bem, reduza em fogo baixo e vá acrescentando o resto do caldo paulatinamente até engrossar ligeiramente.
- Acrescente as uvas cortadas em seu centro, deixe cozinhar em fogo médio até o molho encorpar e reserve.


Preparo do Prato

Ajeite os Involtinis de files de peixe no prato. Despeje este molho branco acima e polvilhe a paprica por cima com ajuda de uma peneirinha e as uvas uniformemente.




Buon Apetit...!

Chef Paulinho Pecora



Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História