Cassoulet







Cassoulet 

França


 Famosa feijoada francesa de feijão branco, muito apreciada em todo o mundo e mundialmente difundida na Culinária Mundial. Mas, não confunda com a feijoada brasileira seu modo de preparo é muito mais complexo e detalhado e segue um rigoroso ritual de preparação.

Aqui neste vídeo, nosso amigo Colunista de Gastronomia de vários veículos e um grande expert em História da Arte Culinária Espér Charcur Filho, fala da nossa receita e de sua história, não percam !





Siga os passos detalhadamente e Bom Apetite!


Ingredientes





FEIJÃO

6 xícaras (1 kg) de feijão branco, escolhido, limpo e demolhado por 1 dia.
500 g de toucinho fresco de PORCO, de preferência com carne, cortado num só pedaço.
1 kg de linguiça fresca, sem pimenta.
20 g de zimbro e 20 g de pimenta do reino branca em grãos.
2 cebolas médias (200 g) inteiras descascadas e espetadas com 2 cravos-da-índia.

PORCO E SALGADOS

400 g de costelinhas de porco defumadas.
500g de Lombo de porco salgado (demolhado por 2 dias 4 trocas de água)
200 g de Bacon
300 g de Paio

PATO

1 pato com cerca de 1,5 kg, cortado na junta sem cabeça, miúdos e a carcaça, temperado com sal e pimenta-da-reino e 400ml de suco de laranja e 200 ml de vinho branco, 1 dia antes

CARNEIRO

Ikg de paleta ou pernil de carneiro cortado em cubos grandes, temperado com sal, pimenta, alecrim, alho e vinho branco um 1 dia antes.
100 g de toucinho fresco de carneiro pra dourá-lo

TEMPEROS

2 cenouras grandes raladas
2 talos de salsão picados.
6 dentes de alho amassados
1 bouquet garni (4 raminhos de salsa, 6 folhas de salsão, a parte branca de 1 alho-poró, 1 folha de louro e 4 ramos de tomilho)
4 colheres (sopa) (60 g) de manteiga
1 colher (sopa) (15 ml) de azeite extra virgem.
2 cebolas grandes (300 g) picadas
500 g de tomates sem pele e sem sementes picados
sal e pimenta-da-reino a gosto.

MONTAGEM

1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
2 xícara (360 g) de farinha de rosca.
1 xícara (40 g) de salsa bem picada


Modo de Fazer e de Preparo




A) Feijão
- Cozinhe em uma caçarola, que possa ir ao forno, tudo junto (não use panela de pressão por favor!!!), o feijão, o toucinho fresco, as linguiças inteiras, as duas cebolas com o cravo, os grãos de zimbro e de pimenta e o bouquet garni, cobertos de água (3 a 4 litros). Cozinhe em fogo alto até levantar fervura e depois abaixe o fogo, e enquanto ferve e cozinha em fogo bem brando, faremos os outros ingredientes.

B) Porco e salgados
Pato confitado com seu tempero e gordura em
seu caldo dessa cocção
- Separe as costelinhas de porco, cortadas no osso, corte o bacon em cubos, o paio em rodelas e o lombo em pedaços cúbicos grandes, em uma frigideira, doure o bacon e salteie os ingredientes de porco, nesse bacon e jogue na caçarola que cozinha o feijão

C) Pato
- Em uma outra panela cozinhe o pato por 1 hora naquele tempero dele, até estar levemente cozido, tire da panela  escorra o caldo e reserve. Salteie em frigideira com manteiga os pedaços de pato até dourarem. Após isso coloque os pedaços de pato na panela que cozinha o feijão. Na receita original os pedaços de patos são confitados, significa, derreterem e fritarem na própria gordura até dourá-los e  esta forma acima é uma maneira que encontrei, mais saborosa e saudável.


Se vc for substituir por frango, use um galeto ou um frango pequeno !

D) Carneiro
- Numa frigideira, derreta o toucinho de carneiro e salteie os pedaços de carneiro até dourar e coloque na panela que cozinha o feijão. A carne de carneiro não pode ser substituída, mas se você não quiser ou não gosta use pernil de porco.

E) Tempero
- Numa panela pequena, derreta a manteiga coloque o alho e doure, por 5 min, acrescente a cebola picada e refogue por  5 minutos, acrescente a cenoura e o salsão e refogue por 5 minutos, acrescente os tomates, corrija o sal e a pimenta e deixe refogar por 10 minutos, pra finalizar junte o caldo do cozimento do PATO, e junte ao Feijão que esta cozinhando.

F) Montagem e Finalização

- O feijão estará cozinhando com todas as Carnes e temperos, por no mínimo umas 1 h e meia a 2 Horas, e quando o caldo que se formou  estiver espesso, as carnes macias e o feijão cozido, desligue o fogo, e finalizará o prato da seguinte forma:

- Retire as cebolas inteiras com o cravo e o bouquet garni do cozimento e pique essa cebola grosseiramente junto com o que estiver dentro do bouquet.
- Numa frigideira, esquente 2 duas colheres de azeite, doure 2 dentes de alho picados, as cebolas cozidas do feijão e o resto do bouquet tudo junto, acrescente a farinha de rosca e misture como uma farofa sem dourar e acrescente a salsa. e desligue o fogo.
- De preferência em uma panela de barro, coloque o feijão e as carnes cozidas nele, arrume bem e alise a superfície e sobre ele despeje essa farofa de rosca, leve ao forno por 20 ou 30 minutos até dourar e estará pronta!!!!
Não se esqueça de que em todos os passos da receita se certificar que o feijão cozinha coberto pela água e pelo caldo formado, nunca apague o fogo enquanto prepara as carnes e siga sempre essa ordem de cozimento. Outra coisa o Caussolet é servido simples , sem arroz ou acompanhamentos como a Feijoada Brasileira, em alguns lugares da França é servido com Batatas ou Purê de Bacalhau ( Brandade de Morue), mas normalmente serve-se uma guarnição de pequenas massinhas fritas chamadas le petit fries, que podem ser feitas com massa de pastel.


Buon Apetit


Chef Paulinho Pecora













Postagens mais visitadas do Blog

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Molhos Italianos - Receitas Tradicionais

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História

Pães do Chef Paulinho Pecora - História, Receitas e Segredos

Lagosta à Thermidor (Caldo de Lagosta) - "A Rainha das Receitas"

Gnocchi - História, Segredos e Receitas

A História da Pizza e a Massa de Pizza Tradicional

Molhos Frios para Saladas, Entradas e Acompanhamentos

Melenzane alla napulitana