BORCH - A Sopa Nacional da Rússia

Borch
Rússia

Todo mundo sabe que minha especialidade é a Cozinha Mediterrânea, mas adoro fazer receitas internacionais que sei que são deliciosas, e esta com certeza além de, aquece muito nos dias frios, pois vêm de um país muito frio, a Rússia.
A sopa nacional russa é preparada de várias formas. Geralmente, trata-se de uma sopa de couves com carne bovina, tal como é descrita aqui. Não pode faltar iogurte. Tradicionalmente serve-se com kacha - papa de trigo-sarraceno. No entanto, há variantes do borch que têm como ingrediente principal beterrabas fermentadas. Para poderem preparar, em qualquer época, este tipo de borch, as donas-de-casa russas têm sempre uma provisão de beterraba conservada em vinagre. Se tiver dificuldade em obter trigo-sarraceno, aconselho usar semolina de trigo, caso contrário você pode servir o borch sem ele.

Ingredientes

500 g de carne bovina, de preferência fraldinha ou acém, limpos
sal, pimenta, a gosto 
1 dente de alho, 
1 cebola grande, 
2 cenouras,
3 batatas, 
2 beterrabas,
1/2 couve branca, Pode substituir por repolho...
4 tomates, sem pele e sem semente
40 g de manteiga 
1 colher de sopa de vinagre, 
2 colheres de sopa de salsa picada,
2 copos de iogurte,

Para o Kasha:
250 g de farinha de trigo-sarraceno, 
40 g de manteiga

Modo de Preparo

Lave a carne , corte-a em cubos (2x2 cm), tempere com o sal, pimenta e o alho esmagado.
Em uma caçarola grande com tampa, derreta uma colher de sopa manteiga com um fio de azeite e sele os cubos de carne, acrescente 1,5 litro de água fervente, de modo compassado até que cubra a carne e tampe a panela. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos.
Em uma frigideira grande doure na manteiga, em fogo alto, a cebola, as batatas e as beterrabas cortadas em cubos, a couve branca cortada em pedacinhos e o tomate pelado e cortado em pedaços.
Junte tudo à sopa ( a panela com a carne) e deixe cozinhar em fogo muito brando até a carne e os legumes estarem prontos ( aprox. 50 minutos). Corrija o tempero da sopa com sal, pimenta e vinagre, polvilhe a salsa picada e desligue o fogo, pouco antes de servir, despeje por cima o iogurte.
Numa frigideira com pouca gordura, torre a farinha de trigo-sarraceno, que deve ficar bem dourada. Despeje-a numa caçarola, que vá ao forno e junte-lhe água fervente (3 dedos sobre a farinha). Tempere com sal misture bem e deixe cozer no forno, a 200º C, até secar. Sirva a papa de trigo-sarraceno acompanhando o borch, regada com manteiga derretida.

Buon Appetito ou em russo .....Приятного аппетита

Chef Paulinho Pecora


Postagens mais visitadas