BORCH - A Sopa Nacional da Rússia

Borch
Rússia

Todo mundo sabe que minha especialidade é a Cozinha Mediterrânea, mas adoro fazer receitas internacionais que sei que são deliciosas, e esta com certeza além de, aquece muito nos dias frios, pois vêm de um país muito frio, a Rússia.
A sopa nacional russa é preparada de várias formas. Geralmente, trata-se de uma sopa de couves com carne bovina, tal como é descrita aqui. Não pode faltar iogurte. Tradicionalmente serve-se com kacha - papa de trigo-sarraceno. No entanto, há variantes do borch que têm como ingrediente principal beterrabas fermentadas. Para poderem preparar, em qualquer época, este tipo de borch, as donas-de-casa russas têm sempre uma provisão de beterraba conservada em vinagre. Se tiver dificuldade em obter trigo-sarraceno, aconselho usar semolina de trigo, caso contrário você pode servir o borch sem ele.

Ingredientes

500 g de carne bovina, de preferência fraldinha ou acém, limpos
sal, pimenta, a gosto 
1 dente de alho, 
1 cebola grande, 
2 cenouras,
3 batatas, 
2 beterrabas,
1/2 couve branca, Pode substituir por repolho...
4 tomates, sem pele e sem semente
40 g de manteiga 
1 colher de sopa de vinagre, 
2 colheres de sopa de salsa picada,
2 copos de iogurte,

Para o Kasha:
250 g de farinha de trigo-sarraceno, 
40 g de manteiga

Modo de Preparo

Lave a carne , corte-a em cubos (2x2 cm), tempere com o sal, pimenta e o alho esmagado.
Em uma caçarola grande com tampa, derreta uma colher de sopa manteiga com um fio de azeite e sele os cubos de carne, acrescente 1,5 litro de água fervente, de modo compassado até que cubra a carne e tampe a panela. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos.
Em uma frigideira grande doure na manteiga, em fogo alto, a cebola, as batatas e as beterrabas cortadas em cubos, a couve branca cortada em pedacinhos e o tomate pelado e cortado em pedaços.
Junte tudo à sopa ( a panela com a carne) e deixe cozinhar em fogo muito brando até a carne e os legumes estarem prontos ( aprox. 50 minutos). Corrija o tempero da sopa com sal, pimenta e vinagre, polvilhe a salsa picada e desligue o fogo, pouco antes de servir, despeje por cima o iogurte.
Numa frigideira com pouca gordura, torre a farinha de trigo-sarraceno, que deve ficar bem dourada. Despeje-a numa caçarola, que vá ao forno e junte-lhe água fervente (3 dedos sobre a farinha). Tempere com sal misture bem e deixe cozer no forno, a 200º C, até secar. Sirva a papa de trigo-sarraceno acompanhando o borch, regada com manteiga derretida.

Buon Appetito ou em russo .....Приятного аппетита

Chef Paulinho Pecora


Postagens mais visitadas do Blog

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Molhos Italianos - Receitas Tradicionais

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História

Pães do Chef Paulinho Pecora - História, Receitas e Segredos

Lagosta à Thermidor (Caldo de Lagosta) - "A Rainha das Receitas"

Gnocchi - História, Segredos e Receitas

A História da Pizza e a Massa de Pizza Tradicional

Molhos Frios para Saladas, Entradas e Acompanhamentos

Melenzane alla napulitana