sábado, 27 de março de 2010

Gelado de Pêssegos

Pronto pessoal, tá aí a receita que todo mundo queria e que faz grande sucesso nos meu eventos!
Aproveitem, fácil de fazer e fica uma delícia!!!!

Ingredientes

1 lata grande de pêssegos em calda
6 gemas
6 claras
1 pitada de sal
200 g de açucar
500 ml de creme de leite fresco
6 gotas de baunilha
1 cálice de licor de pessegos
1 pct de biscoitos champagne
1 pitada de cardamomo em pó

Modo de Preparo: parte 1

- Separe as frutas da calda em uma peneira
- Reserve a calda.
- Na batedeira bata as gemas e o açúcar até formar um creme, desligue a batedeira, e retire o "crémage" e leve o creme de leite pra bater ao ponto de chantilly e misture os dois compostos com um batedor fouet, quando estiver almagamado, acrescente metade da calda e volte a bater com o fouet levemente aerando.
- Leve o creme pra descansar em freezer, mas sem congelar . Antes de montar bata o creme mais uma vez com o fouet e leve pra gelar mais uns 30 minutos.
Apenas deve estar bem gelado na hora da montagem.
Leve as claras tb pra gelar.

Modo de preparo - parte 2 - Merengue Italiano

Leve ao fogo o resto da calda filtrada dos pêssegos com 3 colheres de sopa de açúcar, 50 ml de água e uma pitada de cardamomo em pó. Deixe ferver e reduzir 25 %, ponto filo. 
Aguarde amornar e reserve
Leve as claras geladas à batedeira e ligue na velocidade máxima, vá batendo até chegar no ponto neve e após isso vá introduzindo a calda, como se fosse uma emulsão,  até terminá-la, bater até crescer, leva uns 10 minutos aproximadamente.


Montagem da Sobremesa

- Faça uma calda fria com a baunilha em gotas, o cálice de licor e dois cálices de água gelada, para molhar os biscoitos
- Monte em taças de vidro como a foto, primeiro os biscoitos quebrados e embebidos, depois o creme amarelo, as pêssegos picados e depois o Merengue, faça isso 2 vezes terminado no creme branco, por cima enfeite com pedaços de pêssegos e tá pronto!!!

Buono Apettite

Chef Paulo Pecora