segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cotolete di Agnello alla Valdostana

Costela de Cordeiro Mamão com molho de Queijo Fontina e Bacon

Essa Receita foi criada por mim, para o cardápio do Restaurante La Cucina Piemontese e foi inspirado de uma região da Itália chamada Vale d'Aosta, a região mais ao norte e que faz divisa com a França e de lá vem esse queijo bem característico e de propriedade fondente conhecido por Fontina Valdostana DOP (Denominazione di Origine In Produzione)  o qual faz parte da grande maioria de suas receitas.
Aqui no Brasil encontra-se queijo tipo fontina da marca SanCor e importado da Argentina, mas o verdadeiro só vindo da Itália ou importado de lá. Um queijo que substituí bem é o queijo tipo Serra da Canastra Mineiro, fica bem gostoso também

Ingredientes

1 Peça de Costela de Cordeiro mamão com 5 ossos com aprox. 4oog.
150g de Queijo Fontina DOP ( ou o Fontina nacional, ou o Canastra)
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá rasa de Finnes Herbes
100 g de Bacon em cubos
30 ml de Azeite. 
150 ml de vinho Branco Seco
100 ml de creme de leite fresco
2 raminhos de alecrim.
1 Pitada de Paprika Doce
Sal e Pimenta a gosto
Salsa Picadinha pra enfeitar.

Modo de Preparo

- Tempere o cordeiro com sal, pimenta, alho, vinho branco, alecrim e azeite e deixe marinar por 2 h. Faça um meio corte entre as costelas para que separe um pedaço com 3 ossos e outro com 2, para a montagem.
Coloque o cordeiro pra saltear em frigideira com manteiga quente e azeite, fogo brando por 10 min de cada lado, até dourá-lo
- Despeje o liquido da vinha d'alhos no cordeiro e tampe , cozinhe por 10 min.
- Em outra frigideira doure e o bacon com a manteiga e as finnes herbes, acrescente o creme de leite e o fontina ou outro queijo ralado e desligue o fogo, para que o queijo dissolva lentamente. e reserve.
Retire o carré do fogo e faça um trançado 3 e 2 costelas sobrepostas fechada entre ossos no Prato. Reduza o caldo que ficou na frigideira, por 2 min.
- Despeje o creme de fontina dissolvido sobre as costelas com a redução, e polvilhe a papikra e leve pra gratinar no forno por 5 min ou salamandra se tiver!
Sirva as costelas por cima da polenta ou ao lado ou do risoto com o molho reduzido.

Buono Apettito

Chef Paulinho Pecora


Foto do cardápio do Restaurante La Cucina Piemontese