domingo, 9 de janeiro de 2011

IDIC - International Day of Italian Cuisines

A  4 ª Edição do Dia Internacional da Culinária Italiana está novamente no ar. Já é tradição o evento e terá lugar no próximo dia 17 janeiro e será uma celebração mundial da autêntica cozinha italiana de qualidade . Este ano, o prato oficial é PESTO ALLA GENOVESE , este marco delicioso da cozinha italiana foi originado em Genova, Região da Ligúria e é uma das mais reproduzidas, para melhor ou para pior, receitas da nossa tradição culinária. Tal como no passado, a espinha dorsal da ola global de Pesto alla Genovese serão os associados GVCI de mais de 40 países , mas qualquer amante de comida italiana, ou qualquer amante da boa comida podem se juntar a nós nesta celebração.
O lançamento do IDIC 2011 terá lugar em Nova Iorque , com dois dias de grandes eventos. O Jantar de Gala, Workshops, Cursos de Culinária Mestre só para citar alguns, e uma conferência ao vivo com Genova , onde uma conferência de imprensa será realizada simultaneamente.
E aqui no Brasil tb faremos uma grande comemoração, através de nosso roll de amigos, pois cada um fará um prato de Pesto alla Genovese, para homenagear este dia e vamos postar no nossos blogs e no FACEBOOK

Se vc está dentro é só responder e se vc quer se inscrever é só acessar:

http://www.itchefs-gvci.com/?option=com_content&view=category&layout=blog&id=169&Itemid=1016

E se inscrever no Grupo Virtual de Chefs Italianos - GVCI

Abraços

Chef Paulinho Pecora e Chef Eduardo Graziano
Membros da FIC - ABAGA - GVCI




Pesto alla Genovese

Ingredientes
- 4 punhados de folhas e manjericão tipo toscano,  aquele das folhas grandes - 100g
- 4  colheres de Pinoli - 30 g ( 2 para o pesto e 2 para decorar )
- Azeite de oliva extra virgem, ate conseguir uma consistência
- 3 colheres de sopa de queijo pecorino
- 3 Colheres de sopa de Queijo Grana padano ou parmesão de boa qualidade
- 2 dentes de alho.
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de Preparo

Passe o manjerição por agua quente por 1 minuto, escorra e deixe em água corrente por 2 minutos e seque-os em uma pno de algodão extra limpo e reserve.
Coma ajuda de um almofariz de mármore ou um pilão de madeira nobre , coloque as folhas de manjerição, o alho , 2 colheres do pinoli , o parmesão e uma parte do azeite e  vá masserando a  mistura e acrescente o azeite restante de pouco em pouco, até ela se desmanchar por completo.
Colocar um uma panela alta, bastante água e levá-la á fervura com um pouco de sal. 
Colocar nessa água a massa de sua preferência e cozinhá-la segundo as instruções do fabricante. Isto pode mudar de 5 a 9 minutos. Mas lembre-se que a massa ao dente é sempre mais gostosa ao paladar.
Numa frigideira esquentar o manteiga até derreter e doure as outras 2 colheres de pinoli levemente, acrescente o  molho ao Pesto e aqueça-o levemente. 
Quando a massa estiver cozida (ao dente) - escorrê-la e juntar com o pesto, misturar e servir . Lembre-se de como ensinei a pasta no molho e não ao contrário!!
Lembre-se de levar o queijo pecorino a mesa para cada um se servir segundo o próprio gosto.
Buono Appetito

Chef Paulinho Pecora