quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Alcachofras Recheadas alla Cilentana





Mais um prato da típica Cozinha Italiana del Cilento, saborosíssimo e completo, pode ser servido como prato principal ou como "primmo piatto"
Mais uma receita centenária da minha família.

alcachofra (nome científico Cynara cardunculus subsp. scolymus, anteriormente designada por Cynara scolymus), Dá uma inflorescência  comestível, produto muito apreciado quando ainda na fase inicial e razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flôr aberta endurecem as bracteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.  


Os antigos egípcios a conheciam, assim como os gregos, que introduziram o cultivo na Sicília e na Magna Grécia , onde hoje se encontra a região do Cilento, na Itália .

O nome alcachofra provem do árabe al-kharshûf. O nome cynara vem do grego, segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e foi por ele transformada nessa planta.


Ingredientes


8 alcachofras grandes ( de 150 a 200g cada) limpas e separadas suas partes mais duras, as folhas superiores e seu miolo, conforme ensino na receita anterior
6 gemas
6 miolos de pão francês amanhecido e umedecidos em leite
4 dentes de alhos amassados
10 azeitonas verdes sem caroço picadas
6 fatias de copa defumada
1 linguiça de porco defumada ou curada(100g), sem a pele e moída
1 pires de xícara de salsinha
10 folhas de manjericão fresco
100 g de queijo parmesão ralado


Para o Molho:


1 lata pequena de extrato de tomates
1 lata de tomates pelado previamente triturado
2 dentes de alho inteiros amassados com a mão
1 cebola média picada
30 ml de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de açúcar.
1 colher de café de óregano
sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo


- Escorra todo o leite dos pães umedecidos e coloque numa vasilha
- Com uma faca em uma tábua pique todo junto - a salsinha, o manjericão, a copa, a linguiça e a azeitona e junte aos pães umedecidos e escorridos.
- Junte o alho, as gemas e o queijo ralado a esta mistura e misture bem até criar um pasta.
- Recheie as alcachofras até chegar ao topo.
- Coloque o azeite num panela e aqueça-o, e sele as alcachofras recheadas levemente (com o recheio imerso ao óleo, de ponta cabeça) por cerca de 2 minutos, para que o recheio fixe , retire-as e reserve.
- Nesse azeite doure o alho amassado e a cebola por 3 minutos, acrescente o óregano, coloque a massa de tomate e frite-a por 2 minutos, coloque uma pitada de sal e uma de pimenta do reino.
- Junte a Lata de tomates pelados e a colher de açúcar.
- Acrescente 2 xícara de aguá morna ou caldo de legumes e coloque as alcachofras recheadas previamente seladas pra cozinhar neste molho.


- Deixe cozinhando por até uma hora e quando estiver reduzido e mais espesso, estará pronto.


Cozinhe 500 g de spaghetti, coe e sirva com esse molho e coloque as alcachofras por cima em uma travessa, fica delicioso...!!!



Buono Appetito

Chef Paulinho Pecora