Quiche de Alho Poró (Quiche aux poireaux )


Ingredientes da Massa 


(1 forma de 25 cm  de diametro plissada com 3cm de altura)

300 g de farinha de trigo
120 g de manteiga gelada em pequenos cubos.
80 g de creme de leite (pode ser o UHT)
1 pitada de sal.
50 ml de água gelada.

Ingredientes do recheio


500 ml de creme de leite fresco ( ou 2 cx de creme de leite UHT - 200 g cada)
2 ovos inteiros e 2 gemas
200 g de alho poró picado a Julienne (só o bulbo)
sal, pimenta do reino e nóz moscada a gosto
100 g de Grana padano ( ou parmesão comum, caso não ache o Grana) ralado grosso



Modo de Preparo


- Numa tigela grande previamente gelada e bem enxuta, coloque a farinha, o sal e a manteiga. Misture rapidamente com as pontas dos dedos, fazendo com que a manteiga e a farinha se transformem em uma farofa grossa, e junte a água gelada de uma vez. Misture rapidamente e aos poucos, vá amassando até obter uma massa lisa que se desprenda das mãos.
- Forme uma bola com a massa, Se ficar muito quebradiça, junte mais uma colher de água e amasse novamente até obter uma massa lisa que se desprenda das mãos. Embrulhe a massa em filme plástico e leve a geladeira por 3 horas.
- Retire a massa da geladeira 10 minutos antes do manuseio. Enfarinhe a mesa de trabalho e coloque a bola de massa nessa superfície enfarinhada e , com o punho, achate-a até obter um circulo de 5 cm de diâmetro.
- Vire a massa e enfarinhe de novo a mesa, com um rolo vá alisando a massa partindo do centro para as extremidades (lado oposto da onde você se encontra), uma vez para cada quarto do circulo usando ligeira compressão, até obter uma massa de diâmetro de 3 cm.
- Unte a forma levemente com manteiga e farinha, enrole a massa no rolo ( previamente enfarinhado) e desenrole sobre a forma, deixando cair sobre as laterais.
Aperte a massa delicadamente sobre o fundo e as
laterais da forma, tomando o cuidado de não esticá-la.
- Passe o rolo pelas bordas da forma para cortar o excesso de massa, fure o fundo da massa com um garfo, sem atravessá-la e atingir a forma. Leve a geladeira por 1 hora ou até ficar firme. Pré-aqueça o forno em 220ºC  e asse a massa por 10 minutos, retire do forno e fure novamente o fundo e leve novamente ao forno por 3 a 5 min , até que se desprenda do lado e doure bem levemente, retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, vamos preparar o recheio.
- Numa tigela despeje o creme de leite gelado e com ajuda de um fouet batas as gemas uma a uma (4 e reserve as 2 claras, bata-as em neve),  tempere com sal, pimenta do reino e nóz moscada e finalize com as claras em neve misturando delicadamente com o fouet de baixo pra cima até encorporar totalmente e deite este creme sobre a massa pré -cozida e fria,  acrescente o alho poró distribuído por cima e depois o queijo por cima dele e leve ao forno a 180ºC e asse por cerca de 30 minutos até o recheio crescer e dourar, retire do forno e só desenforme quando estiver em temperatura ambiente.


Bon appétit

Chef Paulinho Pecora

Postagens mais visitadas