Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

Representante no Brasil do Instituto Superiore di Gastronomia - ItalCook


O Instituto
Meus queridos Seguidores e apaixonados pelas Gastronomia Italiana, venho anunciar atráves deste post que estou representando no Brasil uma grande Escola  Italiana de Gastronomia  - o  Instituto Superior de Gastronomia - ItalCook ,  (Click no link pra conhecer o instituto...!)
Se vc quer uma palestra na sua Universidade para explanar sobre o curso e suas vantagens, basta me contactar!!!!


A ItalCook - Master Italian Cooking School  está localizado na cidade de Jesi, na região de Marche, e lá é o ponto de encontro de várias cozinhas regionais italianas. Sua posição estratégica no centro da Itália, confere aos seus Cursos Ministrados , excelência em informação e padrão pra você que procura um Curso de Master Chef na Itália, com preços acessíveis e com uma excelente gama de ensino e prática.  
A Cidade de Jesi , fundada no século XV, com toda a sua história e tradição , vêm experimentando uma fase de grande desenvolvimento.  Esta diversidade ao nível cultural pode ser visto como saudável e atualmente a região de Marche, preservou-se a sua história rica em ambas as cidades e no campo

O encanto desta terra tem muitas facetas, com três seções principais:
Laboratórios de Gastronomia
o mar, as colinas e montanhas. A Zona Rural da Região de  Marche , possui pequenas propriedades com quintas espalhadas ao lado de campos de cultivo que se estende até onde a vista pode alcançar, e é típico de uma cultura rural.
Das montanhas descem as colinas decoradas com antigos olivais e vinhas que produzem vinho e azeite de grande valor.


O mar, com suas águas quentes que batem nas praias arenosas da costa do Adriático e as famosas praias rochosas da Riviera Conero, como Ancona, Rimini e Ravenna, oferece visitas deslumbrantes,  diversão sem limites e oferece grande variedade de
peixes entre os melhores da Itália.
Uma das características especiais é a relação entre cidade e campo na Região de Marche é que não existem grandes cidades, mas existem muitas cidades pequenas e médias empresas, bem integrada harmoniosamente ligados à área circundante. Nessa região costuma-se dizer que "Piccolo è bello!!! ", que "o pequeno é bonito" porque significa carinho e qualidade, na verdade, a qualidade de vida em Le Marche é alta.
No coração desta cidade antiga, perto do Palazzo della Signoria,
há o Palácio Balleani , um prédio pertencente a uma família nobre quepossuía um grande número de terras no campo, fora das muralhas. Todas as famílias proprietárias de terra teve grandes adegas em seus palácios, onde se reuniam as uvas para fazer seus estoques de vinho para o inverno. O Palácio Balleani, onde você vai encontrar a nossa escola, os anfitriões da "Enoteca Regionale di Jesi". A loja de vinhos é gerido pela ASSIVIP, uma associação de produtores de vinho que organiza degustações e cursos de vinhos.
Há também outros produtos de qualidade da produção local: o azeite, queijos, carnes, massas. O Instituto é um projeto entre a cidade de Itália e Slow Food Jesi, e sua formação começou em janeiro de 2003 e em 2006 entrou como membro da província de Ancona.
A cozinha italiana no mundo está experimentando um novo renascimento e se tornou um modelo para a cozinha internacional. Em todas as capitais da cozinha gourmet italiana encontra-se em renovação, passando por um momento de crescimento emocionante na Itália e entre aqueles que trabalham no setor está crescendo a consciência da excelência do Patrimônio Gastronômico Italiano. Graças a nossa escola em anos recentes, dezenas de chefs estrangeiros já experimentaram cozinha italiana e se tornaram embaixadores da nossa cultura gastronômica do mundo.


A ItalCook oferece cursos de especialização em chef e Master |Chef,  para futuros chefs e aspirantes a profissionais que desejam melhorar em um conhecimento sistemático da Cozinha Italiana.
Estes são fruto da experiência e tradições, que se estabeleceram ao longo do tempo, e tem um repertório rico e variado de produtos relacionados à morfologia e da natureza do solo, bem como a variedade de climas e microclimas,  de Norte a Sul.
O curso inclui estudo cuidadoso dos fatores ambientais de tradições alimentares de sua identidade cultural e produtiva.
As matérias-primas provenientes de uma região que está sendo estudado e os pratos são preparados sob a orientação de professores que estão intimamente familiarizado e intérpretes fiéis da cultura culinária de seu território.
A fidelidade à tradição é o ponto de partida para a preparação de pratos simples, mas deve esforçar-se para evitar repetições cansado de aberturas passado favorecendo a evolução.
Os alunos serão capazes de reproduzir os pratos no contexto cultural italiano do seu país de origem. E você receberá ao final do curso no Instituto um  Diploma de Mestre "Slow Food - Italiano. Cooking Master"     


Nossos Docentes Chefs e especialistas que lecionam na nossa escola, e que representam diferentes regiões da Itália, possuem vários anos de experiência e um conhecimento aprofundado da cultura culinária de sua região,  e irão ensinar toda a cultura do Slow Food, que é a  redescoberta da culinária local, a riqueza e a diversidade de cada região, com a premissa de gosto consciente e alerta, assim como prazer da boa comida e a proteção da biodiversidade.
A escola tem mais de trinta professores selecionados de diferentes regiões da Itália, de norte a sul, alguns com bons conhecimentos na massa, outros na carne, e alguns peixes,  mas todos os amantes da culinária de seu próprio território e estão prontos a submeter-se melhor tem sido feito ao longo dos séculos.


Programa do Curso


O primeiro dia do curso é dedicado à apresentação da escola e do currículo, a entrega de uniformes de trabalho (sapatos, chapéu, casaco), o kit de utensílios de cozinha e uma pequena lição sobre utensílios de cozinha que serão usados todos os dias, as orientações serão ministradas em Inglês e Italiano.

Á partir do segundo dia começará treinamento na cozinha, onde o trabalho será estudado e desenvolvido em relação ás regiões das receitas tradicionais da Itália. A cada dois dias haverá um novo chef, que ministrará as receitas da região ao qual pertence. A apresentação de cada região começa com uma breve introdução histórica e morfológica e continua com a descrição das características organolépticas, qualidade e área de origem dos ingredientes. Alguns produtos típicos (por exemplo, produtos da Slow Food Presidia) serão explicados e desenvolvidos a partir da região de origem dos chefs. Em seguida, o professor explica as escolhas destas receitas e começam a preparar cada prato com os alunos.

Durante os almoços são feitos provas, avaliações, comparações e harmonizações combinadas com os vinhos da região examinada.

Um dia por semana é dedicado à visitas à empresas e laboratórios de produção (vinícolas, laticínios, panificadoras, oleifícios de azeite, pastifícios e produtores de embutidos - salumerias ) com um ou mais docentes sommeliers e especializados que acompanhá-los-á durante a visita e palestrarão sobre o vinho, azeite , carnes, queijos e etc.
Dias temáticos serão dedicados a procura (garimpar) produtos de panificação, pastelaria tradicionais e sazonais da Região, como: trufas, ervas, doces, cogumelos e etc.
No meio do curso os alunos irão realizar um teste prático, a escolha sempre será de uma receita feita na escola, mas praticada e desenvolvida por conta própria, sem a supervisão do chef.

O docente do curso e uma comissão de chefs professores irão saborear os pratos e avaliá-los. As avaliações serão semanais e valerão pontos para a conclusão do Curso. As aulas são ministradas de segunda a sexta das 9:00 às 17:00, com pausa para o almoço, produzido e degustado nas próprias aulas. Todas as tardes de sexta-feira, as receitas serão entregues aos alunos, com o programa e as informações necessárias para a próxima semana que devem sempre ser trazidas para a escola. Os fins de semana são livres e ficarão sobre a Programação do Chef Paulinho Pecora e sua equipe.

Ao final do Curso serão escolhidos os pratos para o cardápio do Almoço comemorativo, produzido e servido pelos próprios alunos e a entrega dos diplomas.

Curso de língua italiana


Durante o ensino teórico e prático do Master, nossos chefs professores ministram as aulas em italiano, apesar de haver um intérprete para inglês e português ( Chef Paulinho Pecora) para os momentos que julgarem necessários. Conhecimentos adequados da língua italiana por alunos são vital tanto para ensino, quanto a aprendizagem durante a fase de formação.

Por estas razões, Italcook organiza e encoraja todos os alunos que não conhecem a língua italiana para participar de nosso curso que fornece o ensino básico da língua italiana e terminologias técnicas de cozinha com mais freqüência.
O curso de uma duração total de 60 horas e começa duas semanas antes do Master. As aulas são ministradas na sede do Instituto de segunda a sexta-feira, com duração de 6 horas cada (3 horas da manhã e 3 horas tarde) durante o qual os participantes terão a oportunidade de estudar as regras da gramática, falar, ler e escrever em italiano.

Alojamento, comunicações e aconselhamento

Alojamento será em B&B ( Bed and breakfast) com quartos duplos ou triplos incluído no custo do Master ou quartos de solteiro com custo adicional, não incluso e dependendo de serviços oferidos pelo estabelecimento hoteleiro.
As acomodações estão localizadas perto da sede do Instituto e possuem os seguintes serviços: internet, kitchenette, roupa de cama com a mudança, a possibilidade de usar a máquina de lavar para seu uso pessoal e estarão dísponíveis para os alunos 2 dias antes do início das atividade dos cursos escolhidos e até 2 dias após o final (www.bed-and-breakfast-jesi-ancona.it Roccabella) ou (www.sottoilborgo.it )
No caso de chegadas e partidas atrasadas serão cobrados do aluno e deverão ser imediatamente comunicados, pois neste caso somos obrigados a fornecer para a reserva. Dentro da escola de cozinha e a sala de degustação e de ensino, os estudantes poderão usufluir de uma biblioteca com livros e revistas.

Estágios

Os estágios foram desenhados pelo ItalCook para todos aqueles que querem ter experiências profissionais a mais, depois de cursar o Master através de períodos de formação prática em restaurantes, pousadas, estalagens e laboratórios selecionados por nós.

Estes períodos de estadia nos restaurantes são muito importantes para aqueles que querem aprender a trabalhar na cozinha com métodos, técnicas, profissionalismo e experiência dos chefs italianos. Por estas razões nossos estágios fornecem para o aluno a experiência e condução de práticas comerciais na cozinha. Nesses estagios são garantidos alimentação diária, alojamento e seguro para o período integral do estágio.

A primeira fase tem uma duração de 4 meses e o segundo estágio de 3 meses. Conforme exigido pela lei italiana, o ItalCook com base nas indicações fornecidas pelo requerente através do formulário de inscrição, irá identificar a estrutura mais adequada para o desenvolvimento do futuro chef e preparar sua formação e também para obter um visto de trabalho e entrada na Itália. Cada chef em formação poderá ter no máximo dois estágios consecutivos Master. Para facilitar a elaboração deste processo, você deve preencher todas as informações previamente solicitadas em sua Ficha de Inscrição. O processo para a inclusão do aluno nos estágios é essencial para o conhecimento da tradicional cozinha em restaurantes italianos que selecionamos, As datas e os restaurantes incluídos no processo não podem ser alterados, a não ser que existam ou ocorram razões especiais reconhecidos pela escola; nossa responsabilidade deve ser informada imediatamente em caso de dificuldades.

Escola necessita da realização deste processo para obter o visto de entrada que será previamente elaborado por causa de sua complexidade (convenções com restaurantes, vistos das autoridades competentes, etc.) antes da data de início do Master. É necessário que o Instituto esteja na posse de todos os dados relacionados aos participantes entre 3 a 4 meses antes do início do Master, por estas razões pedimos que seja enviado o formulário preenchido e uma cópia do passaporte como um primeiro passo para a adesão. O processo após concluído será enviado à embaixada ou consulado para que os alunos devam obter o visto de entrada e trabalho.

Videos das aulas na ItalCook










Datas dos Cursos

  • 12/05/2014   a   20/06/2014.
  • 13/10/2014   a   21/11/2014.


    MASTER  ITALIAN  COOKING  2014


    Curso de Italiano antes do Master

    Investimento :   € 1.300,00  euros
    • 2 Semanas de Curso
    • 60 h de aulas
    • Material didático
    Master Cooking Course

    *Investimento:   € 5.600,00  euros
    • 6 Semanas de Curso
    • Almoço durante os dias de aulas
    • Alojamento em pousada com quartos duplos ou triplos com banheiro compartilhado.
    • Assistência Linguística
    • Seguro de Vida
    • Material didático
    • Uniforme de trabalho
    • Utilização dos equipamentos e de utensílios de cozinha.


    ESTÁGIO 1 (4 meses)

    *Investimento:   € 1.850,00  euros
    • Implementação da escola a ser enviada para a embaixada ou consulado de referência do projeto de formação para obter um visto de entrada. 
    • Alojamento e refeições no restaurante escolhido pela escola e na Região, onde se desenvolve o Estágio.
    • Seguro de Vida no período do Estágio.


    ESTÁGIO 2 ( 3 meses)

    *Investimento :  € 750,00  euros
    • Extensão da formação de mais três meses a um outro restaurante.
    • Alojamento e refeições no restaurante escolhido pela escola e na Região, onde se desenvolve o Estágio.
    • Seguro de Vida no período do Estágio.


    Caso haja interesse de um Curso de Culinária Italiana mais específico e com duração menor,  podemos elaborar um Projeto e que vá de encontro com sua necessidade, o mínimo de alunos pra esses Cursos são de 10 pessoas. O instituto se encarregará de todas as documentações no território italiano, ficando a cargo do interessado as passagens de ida e volta e as documentações junto aos orgãos brasileiros de Policia Federal e fronteiras, o visto máximo na Itália é de 6 meses, conforme informações no site da Polícia Federal - http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte
    Devido aos entraves de documentação e de prazos junto aos orgãos, é necessário a efetivação da mátricula o mínimo de 90 dias antes, sendo que pra quem quer fazer o curso em outubro, será necessário sua efetivação até julho de 2011.

    Atenciosamente

    Chef  Paulinho  Pecora
    dp.pecora@terra.com.br
    Fones (11) 98379-0036 (TIM)   e  96419-7275 (VIVO)

    Comentários

    1. muito bom o blog, com conteúdo.
      gostaria de saber sobre o curso de master chef italian, a questao do idioma, no meu caso nunca tive contato com o italiano, terei muitas dificuldades?
      após o curso o sr. vê possibilidade uma vez que já sou dá area a 18 anos, de poder participar do FIC, ser aprovado na ABAGA e outros movimentos da gastronomia no Brasil. gostaria de me especializar em cozinha mediterranea, o chef pode me dar um norte para concretizar isto, trabalho em cozinha desde 1986.

      ResponderExcluir
    2. Ola!
      Maravilhoso seu blog!
      Sou chefe de cozinha),e uma apaixonada por cozinha mediterrânea. Moro em Campinas,e estava trabalhando em um restaurante vegetariano orgânico.Gostaria muito de participar de algum curso ou mesmo um estagio.
      Por favor cheff me de um caminho .........
      Agradeço desde já
      Atenciosamente
      Nanci Krobath
      krobathnanci@gmail.com

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Gostou??? Não Gostou???
    Deixe seu comentário!!! Obrigado!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Nomenclatura de massas italianas recheadas

    Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

    Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

    Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

    Cursos e Aulas

    Consultorias, Cursos e Eventos

    Cucina Artegianale !!!

    Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

    Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
    Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

    Massas Frescas Artesanais

    La Vera Pizza Cilentana

    Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

    Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
    Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

    Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

    Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
    Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

    Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

    Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
    Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

    Massas Coloridas e Estampadas

    Massas Coloridas e Estampadas
    Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...