O ATO SUPREMO DE SERVIR



O ATO SUPREMO DE SERVIR !


Outro dia estava buscando umas fotos minhas no computador e observei que eu não tinha nenhuma foto servindo meus clientes e pra quem já me conhece, taí uma parte da minha profissão que eu mais amo, ir pra cozinha e fazer aquilo que meu cliente está com vontade de comer, ou ele me deixa a vontade para escolher e surpreendê-lo ao servir e apesar de faze-lo constantemente, poucas vezes fotografei este momento.


Aí vocês me perguntam...Aonde pretendo chegar com este comentário...?

Muito fácil, meus queridos, foi por este ato supremo que me tornei cozinheiro !!!
Quando criança observava o carinho com que minha mãe servia a nossa família e seus convidados, através da excelente comida, preparada com todo o carinho e a afeição, com o único intuito de receber um carinho ou elogio. E isso me fez aprender a cozinhar pois queria ver no meu cliente, aqueles mesmos rostos felizes.


As vezes no nosso mundo profissional da cozinha, esquecemos este detalhe de que estamos lá para SERVIR !!!! e não tão somente "cozinhar o pedido".
Esquecemos que toda a nossa cultura gastronômica, nossas proficiências e nosso know-how servem para aprimorar isso e não desafiar ou se interpor à vontade do cliente.


Quando um Chef se sente mais importante que seu prato, seu cliente e sua cozinha, está mais que na hora de refletir e revisar seus conceitos. A premissa de que o "CLIENTE TÊM SEMPRE RAZÃO" pra mim é apenas uma colocação para que você o ouça, o sinta e o interprete, desta forma conseguirá uma analise mais criteriosa e conseguirá SATISFAZÊ-LO!


Minha Mãe dizia que aquele que quer sempre têr razão, sempre é o mais ignorante e isso pra mim é uma máxima..! e meu desejo é sempre servir e satisfazer e não julgar!

A quem diga que o que estou escrevendo aqui é extremamente utópico e não condiz com a realidade dos Restaurantes, e acredito que estejam certos, porém não importa a Utopia ou a Irrealidade do contexto, o interessante é frisar que ser um Cozinheiro é servir, e muito bem e quando sirvo alguém é desta forma que descrevi acima, mesmo que o resultado não seja o esperado, ainda sim, me reverencio à sua vontade, mesmo não concordando, pois minha função não é discutir seus gostos e preferências e sim SERVI-LO.

Ósculos e Amplexos Condimentados do Chef Paulinho Pecora













Postagens mais visitadas