Antipasto di Melenzane alla Cilentana


Antepasto de Berinjela a Cilentana

Ingredientes  -  Quantidade aproximada de 3 kgs de Antipasto pronto 

1,500 kg de Berinjelas
200 g  de Pimentões Vermelhos 
200 g de  Pimentões Amarelos
100 g de Pimentões Verdes
250 g de Alho em Lâminas
1,200 ml de Azeite extra virgem
200 g de Cebolas
200 g Azeitonas verdes sem caroço
200 g de sal refinado
50 g de Manjericão fresco em folhas
30 g de Erva Doce (sementes)
50 g de Azeitonas Pretas sem caroço
30 g de orégano seco

Salmoura para os Legumes 

1,5 l de Água
500 ml de Vinagre de vinho branco
8 pistilos de Cravo  

Modo de Fazer

1. Lave os legumes e retire as cascas, os bulbos e os fundos.
2. Corte os legumes e a cebola à julienne ( fatias finas e longas), os alhos em lâminas e pique grosseiramente as ervas frescas, as azeitonas e reserve
3. Coloque as fatias de berinjela e os pimentões em sal, na proporção de 50 g por kilo . Coloque eles em um balde com tampa que se aloje na parte interna e com um peso por cima fazendo pressão ( de 5kgs acima, vc pode usar um container com 5 litros de água por exemplo para a prensa...), por 2 dias, para que prensem. Depois deste tempo retire da salmoura  e esprema bem todos os legumes para que drenem todos os sucos e o amargor.  
4. Leve os legumes espremidos a uma solução que descrevo acima (água, vinagre e cravo) por 24 horas e depois retire os legumes e aperte pra escorrer bem o excesso e reserve.
5. Branqueie ( passar por água fervente por 3 minutos e depois em água gelada para resfriá-los) todos os legumes do processo acima junto com a cebola cortada a juliene e reserve.
6. Tempero : Besunte um Bowl ou container com azeite e vá montado nele camadas de berinjelas e pimentões intercaladas com o alho, o orégano, a ervadoce , as azeitonas e o manjericão. Complete com azeite até cobrir tudo. Deixe marinando por mais 2 dias em geladeira tampado.
7. Montagem: Após os 2 dias a receita deve chupar o azeite e assim voc~e já pode dividi-la, coloca-la em pequenos vidros com tampa se quiser e para finalizar a última camada, coloque por cima o que sobrou do alho, do azeite e dos temperos e conserve em geladeira. Sirva como acompanhamento das saladas ou couvert

Buon Appetito

Chef Paulinho Pecora

Postagens mais visitadas