Pão Caseiro de Milho


Ingredientes - Rendimento 2 pães de 550 g

1 kg de farinha especial orgânica
250 g de fubá orgânico
30g de fermento biológico fresco ( ou 10 g biológico seco)
10 g de sal (1 colher de sopa rasa )
45 g de açúcar ( 2 colheres de sopa cheias)
750 ml de água filtrada ou mineral

Modo de Preparo

Algumas Observações:
Como expliquei acima massas em geral ( salvo receitas específicas ) sempre começamos separando os ingredientes secos, dos pastosos e líquidos e por último os saborizantes. Use isso como regra geral e fará deliciosos pães...
Aqui ensino misturar a massa na mesa ou começar em um bowl e depois sovar na mesa, até hoje não constatei diferença na receita final, entre uma e outra forma se amassamento, por isso escolha a sua preferida.
- Junte o fermento biológico fresco com o açúcar e deixe por 15 minutos, se "suar", beleza!!! o fermento tá 10 !!! pode continuar
- No caso do fermento biológico seco, junte-o direto na farinha de trigo com o açúcar e misture bem os 3 ingredientes
- Junte os 750 ml de água dissolva bem
- Vá juntando a farinha aos poucos até obter uma massa ligosa e nesse momento que você introduzirá o sal....e mistura-lo bem à massa por alguns minutos.
- Quando terminar de agregar toda a farinha de trigo à receita, perceberá que a massa está bem mole e sem liga é aí que entra o fubá.
- Vá acrescentando o fubá em pequenas quantidades, pois o fubá têm um poder de dissolução na água muito menor que a farinha de trigo e será preciso misturar e sovar com paciência até chegar a uma liga firme e uma massa bem lisa...
- Amasse bem e sove a massa delicadamente com movimentos de fora para dentro e com harmonia e calma até ela se encorporarem e tudo ficar homogêneo e liso. Como já disse a massa precisa desprender das mãos, estar macia e com liga, para que o pão fique firme e saboroso.
- Cubra com um pano e deixe fermentar por 1 hora.
- Depois de levitada, divida em 2 massas de igual tamanho e boleie, como sempre ensino, manipule a massa da direção da mesa à você....pra fora em movimentos circulares com as 2 mãos e manipulando a massa como se a estivesse fechando-a.
- Envolva os pães em fubá e acomode-os em uma bandeja e deixe-os fermentar por 2 horas, até que atinjam um tamanho 2x maior e estará pronto pra ir ao forno.
- Pré-aqueça o forno em 200ºC por uns 20 minutos e leve os pães para assar por 50 min a 1 hora, quando estiverem corados, estarão prontos...retire do forno e deixe-os esfriar em uma grade ou bandeja vazada para que respirem e não suem.

Buono Appetito

Chef Paulinho Pecora










Postagens mais visitadas