Coq au Vin


Coq au Vin


Coq au vin é um prato típico da culinária francesa em uma das 100 mais famosas receitas do mundo, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho. Quando se menciona apenas “coq au vin”, trata-se duma preparação com vinho tinto. 1 No entanto, também há receitas de “Coq au vin blanc” (geralmente, não francesas) 2 , mas existe a receita tradicional de “Coq au vin blanc d’Alsace” ou “Riesling”, 3 assim como o “Coq au vin jaune” do Jura ou Franche Comté, que é um vinho seco e perfumado; a receita leva “morilles”, que são cogumelos do género Morchella e têm um sabor forte.
Diz a lenda que o prato surgiu por volta de 50 a.C., por um motivo histórico. Os gauleses (liderados por Vercingetórix) estavam em guerra com os romanos, até que o exército de Júlio César cercou uma aldeia e o chefe mandou um galo de briga a César, que respondeu com um convite para um jantar feito com o próprio galo cozido no vinho da região.



Ingredientes



1 kg de coxa e sobrecoxa frango (5 unidades)

4 colheres de sopa de farinha de trigo

200 g de bacon defumado

1 cebola média picada.
50 g de alhos inteiros ( com casca)

200 g de echalotes amarelas ou brancas ( Caso seja difícil de encontrar substitua por cebolinhas em conserva)

300 g de cogumelo paris de pequenos a médios inteiros e higienizados


250 g de cenoura cortada em rodelas grandes

50 ml de cognac

750 ml de vinho tinto seco

500 ml de caldo de frango.

tomilho, alecrim e louro

30 ml de azeite

30 g de manteiga

Sal e Pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo


- O segredo deste prato ter sucesso e agradar a todos é porque deve ser cozido em fogo bem baixo e tampado constantemente e cozido por mais de 2 horas, após as etapas a seguir:

- Lave bem o frango, besunte com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta do reino e depois passe na farinha de trigo e reserve

- Em uma Frigideira de ferro ou metal de paredes grossas, fogo alto, derreta a manteiga com um fio de azeite.

- Sele os pedaços de frango bem e deixe bem dourados de todos os lados.

- Flambe o frango como conhaque e deixe evaporar os resíduos do álcool e reserve

- Em uma caçarola larga e funda, fogo alto, frite o bacon com um fio de azeite e junte os alhos inteiros, após uns 3 minutos junte a cebola e a echalote e deixe refogar por 5 minutos
- Junte a cenoura e os cogumelos e
deixe refogar por uns 5 a 6 minutos.

- Acomode os pedaços de frango
flambados na caçarola preenchendo
todo o espaço e acrescente o
caldo que formou na frigideira.
- Aguarde uns 2 minutos e acrescente o vinho tinto seco de forma devagar até que cubra todo o guisado, junte os galhos de tomilho e alecrim e umas 3 folhas de louro. Tampe a panela e abaixe bem o fogo.

Conforme o guisado abaixa seu líquido de cocção até descobrir parte dos ingredientes, junte uma concha do caldo de frango, faça isso umas 3 vezes mais depois deixe o guisado espessar seu caldo de cozimento por umas 2 horas em fogo bem lento e tampado.


Bon Apetit !!!



Chef Paulinho Pecora




Postagens mais visitadas