sexta-feira, 30 de outubro de 2015

GOULASH com Spaetzle

GOULASH


O goulash, gulache, Gulasch (em alemão) ou gulyás (em húngaro) é um prato de carne bovina picada, a que por vezes se adiciona carne de porco, cortada em cubos e rapidamente alourada em gordura quente, juntando-se-lhe então farinha, cebola e especiarias, sendo depois o conjunto cozido em água.

O autêntico goulash (significando em húngaro, comida de vaqueiros) era preparado pelos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebolas, banha de porco, pimentão (variante paprica), cominhos, sal e água, É comum o uso de pimenta.

Com origem na Hungria, o goulash é hoje popular também na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro.

É interessante notar que, em húngaro, gulyás é o nome que se dá a uma sopa à base de pimentão (páprica), carne e legumes. Já o goulash tal qual chegou ao ocidente é chamado de pörkölt e pode ser preparado com carne bovina ou suína.



Ingredientes para 06 pessoas:


1000 g de músculo traseiro bovino cortado em cubos grandes
100 g de cebola bem picadinha
10 de  de páprica doce  (1 colher de sopa rasa)
5 g de cominho em pó ( 1 colher de café cheia)
20 g de extrato de tomate
4 dentes de alho bem picados
50 g de farinha de trigo
200 ml de clado de carne
100 g de pimentão vermelho limpo e picado
300 ml de vinho tinto seco
30 g de manteiga
20 ml de azeite
Sal e Pimenta a gosto
Salsinha picada a gosto

Para o Spaetzle:

2 ovos
150 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada
100 ml de água.


Modo de Preparo



1. Tempere a carne com sal e pimenta e reserve por cerca de 1 hora. Depois  passe a carne pela farinha de trigo e polvilhe por igual e leve a panela

2. Aqueça o azeite junto com a manteiga e adicione a carne refogando-as todas por igual e por todos os lados, quando estiverem ligeiramente douradas acrescente a cebola e refogue por 2 minutos,

3. Depois o pimentão e refogue-o pimentão por 3 minutos e acrescente a páprica e o cominho e deixes estes temperos refogar e tingir bem todo o refogado.

4. Acrescente o extrato de tomate e deixe refogar bem. Neste instante acrescente todo o vinho e deixe esfumar bem até que encorpore ao refogado e forme um molho, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que reduza esse molho.

5. Conforme for reduzindo, vá acrescentando o caldo de carne, cobrindo o refogado e cozinhando com a tampa fechada, até que a carne esteja tenra e macia e o caldo bem espesso. Finalize com a salsinha picada e estará pronto.

Para o Spaetzle

Bata os ovos o sal e  a noz moscada
Vá acrescentando a farinha e a água até obter uma massa pastosa
Ferva 1 litro d'água com uma pitada de sal
Com a ajuda de 2 colheres molde a massa como pequenos "nhoques" ( 1 você pega a massa e a outra você despeja a massa na água fervendo), 
Quando subir a massinha na fervura é só retirar e servir co o Goulash no prato.


Buono Appetito

Chef Paulinho Pecora