L'ACQUA'SALE e U'SCIUSCIELLO CILENTANI




Acredito que não existam receitas mais simples e mais saborosas que estas duas, passada de Pai pra filho entre nós , Cilentanos.

Outro dia minha prima Marcia Mondelli de Bauru/SP me perguntou como faziam estas receitas e me deu a ideia de escrevê-las.

Já contei aqui que meus pais são italianos e nasceram numa região chamada Costa del Cilento, aonde sua culinária e modo de vida influenciaram os livros sobre a Dieta Mediterrânea em todo o mundo.
E desta Culinária única e maravilhosa trago duas simples receitas, que minha mãe dizia que eram feitas na época que se passava fome na Guerra e as vezes eram só com isso que muitos sobreviviam.
O "Pane Tuosto" ou Pão Torrado sempre foi o acompanhamento da Cozinha Pobre Italiana ( La Cucina Povera) e deles e com eles existem várias receitas por toda a Itália.
Adorava quando meu pai fazia pra mim a Aqua'sale e eu comia tanto que não queria outra coisa e o Sciusciello minha mãe fazia sempre em dias frios por que era uma comida quente e reconfortante. 
Meu pai até dizia que era o prato que mais fazia ele lembrar de sua terra !
Apesar de simples, são receitas sagradas e existem Sagras ( Festas Católicas) para esses pratos, pois mataram a fome de milhares de italianos.

Experimentem, são rápidos, fáceis e com ingredientes simples...!



ACQUA'SALE


Ingredientes


6 fatias de pão italiano torradas.
4 tomates italianos bem maduros e grandes,
2 dentes de alho laminados bem finos,
azeite abundante,
sal, vinagre de vinho tinto
(pode ser aceto balsamico tb)
orégano.


Modo de Preparo


Distribua as fatias de pão em prato grande e molhe elas com o vinagre, um pouco de água e azeite e deixe por uns 3 minutos. Pegue os tomates e esprema-os sobre as torradas, um a um , para que aquele sulco molhe as torradas ( as sementes junto). Em um pote ou bowl, corte o que restou dos tomates ( a polpa junto com as cascas) na mão bem rusticamente, tempere com muito azeite, sal quanto bastar, orégano, o alho laminado e mais um pouco de água e aceto ( pouco) e despeje sobre as torradas e está pronto sua Acqua'sale.



U'SCIUSCIELLO





Ingredientes



6 Fatias de Pão Torrado Italiano bem fresquinhas,
2 ovos,
2 colheres de parmesão ralado ( o certo é o pecorino se tiver melhor),
1 alho amassado com casca e tudo,
azeite a vontade,
sal pimenta,
salsa e cebolinha picados
um copo de água.

Modo de Fazer


Bata os ovos com o parmesão, sal, pimenta, a salsa e a cebolinha e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite levemente e refogue o alho por uns 2 minutos, acrescente os ovos batidos e deixe fritar como um omelete por uns 3 minutos e despeje o copo de água deixe cozinhar por uns minutos e depois "quebre" o omelete na frigideira formando vários nacos de ovos com bastante umidade...Pegue as fatias de pão torrado e distribua em um prato grande e despeje os ovos por cima, coloque mais azeite e quando estiver morno é só saborear !!!

 

 


Postagens mais visitadas do Blog

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Molhos Italianos - Receitas Tradicionais

Pães do Chef Paulinho Pecora - História, Receitas e Segredos

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História

Lagosta à Thermidor (Caldo de Lagosta) - "A Rainha das Receitas"

Gnocchi - História, Segredos e Receitas

A História da Pizza e a Massa de Pizza Tradicional

Molhos Frios para Saladas, Entradas e Acompanhamentos

Melenzane alla napulitana