Sorvete Caseiro de Limão Siciliano


Ingredientes



1 lata de leite moça
1 lt de creme de leite sem soro
6 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha
Suco de 2 limões sicilianos
Casca ralada de 1 limão siciliano 
(só a parte amarela, a branca é amarga)
1 medida da lata de leite moça de leite pasteurizado ou tipo B ou C, não use leite LONGA VIDA ou UHT
1 pitadinha de sal
1 cálice de Limoncello (30 ml)

Modo de Fazer

1) Misture a lata de leite moça com o suco dos limões e 3 gemas, bata bem com um batedor fouet até ficar bem aerado e leve a geladeira e deixe descansar. Reserve as claras
2) Separe as outras 3 gemas das claras e junte estas com as outras 3 claras separadas do item 1. Reserve as claras na geladeira
3) Batas as 3 gemas com as colheres de açúcar eas raspas de limão, com o Fouet até obter um creme claro e espesso ( crenagem)
4) Junte o Creme de leite sem o soro ( baste deixar em freezer por 20 minutos em posição invertida, ao abrir  lata verá o soro na parte de cima é só retirá-lo) e bata até clarear mais esse creme.
5) Junte a colher de sopa de farinha peneirada e bata bem por uns 10 min aproximadamente, vc obterá um creme verde pastel bem claro.
6) Ferva o leite fresco e integral
7) Em uma bacia maior que a que vc esta batendo os ingredientes acima, coloque bastante gelo e coloque a bacia menor dentro desta. Despeje o leite fervente bem lentamente à mistura acima, depois de misturado bata até essa mistura engrossar e esfriar.
8) Junte a essa mistura o leite condensado batido do item 1 por uns 5 minutos e deixe descansar.  Junte o cálice de Limoncello e bata bem...
9) Bata as claras em neve com a pitada de sal na batedeira em ponto de suspiro, e misture a mistura do item 8 lentamente com o Batedor Fouet lentamente de baixo pra cima em movimentos circulares, até as claras incorporarem completamente.
10) Leve a mistura ao freezer e deixe por uma hora e depois retire, bata novamente com o Fouet, faça essa operação mais uma vez ou duas, quantas mais fizer antes do sorvete solidificar, mais cremoso ficará!... e pronto!

Importante: O leite UHT devido seu processo de ultra esterilização, tira todas as propriedades do leite necessárias à esta receita. Minha dica para quem tem dificuldade de encontrar leite pasteurizado em sua região é o uso de leite integral em pó dissolvido em 80% da água que o fabricante indica na dissolução e hidratação do mesmo, assim obterá um leite bem encorpado para a receita. No caso se  deseja usar creme de leite fresco, retire o leite in natura da receita e substitua pelo creme de leite na mesma quantidade 

Ao servir,  decore com fatias de limão congeladas – Fatie o limão com casca e embrulhe com Filme PVC e  leve ao Freezer e sirva junto.

Uma Dica se quiser fazer um sorvete de Creme Baunilha, Tb, apenas no Item 1 troque os limões por 6 gotas de essência de Baunilha ou ao ferver o Leite junte três “ favas” ou “vagens” de Baunilha Natural, o resto do processo é igual!

Bom apetite

Chef  Paulinho Pecora

Postagens mais visitadas do Blog

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Molhos Italianos - Receitas Tradicionais

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História

Pães do Chef Paulinho Pecora - História, Receitas e Segredos

Lagosta à Thermidor (Caldo de Lagosta) - "A Rainha das Receitas"

Gnocchi - História, Segredos e Receitas

A História da Pizza e a Massa de Pizza Tradicional

Molhos Frios para Saladas, Entradas e Acompanhamentos

Melenzane alla napulitana