domingo, 10 de abril de 2011

Mousse de Atum




Ingredientes

6 folhas de gelatina sem sabor
250 ml de água gelada
3 latas de atum sólido ao natural
1 xícara de maionese
100 g de mostarda Dijon
120g de salsa e cebolinha bem picadas
suco de 1 limão siciliano
1 cebola média ralada
sal e pimenta a gosto
500 ml de creme de leite fresco
Para decorar
50 g de alcaparras
2 tomates médios cortados em rodelas
80 g de manjericão fresco em ramos
30 ml de azeite pra untar.

Modo de Preparo

- Com uma tesoura corte as folhas de gelatina branca em pedaços, coloque em uma panela pequena e cubra com os 100ml de água gelada por 10 min.
- Leve ao fogo brando em banho maria e mexa até dissolver toda a gelatina, retire do fogo deixe esfriar em e leve pra geladeira por 1 hora.
- Leve o atum, a mostarda, a cebola e maionese ao liquidificador e bata em velocidade alta até misturar bem. Passe pra uma tigela, junte a salsa e a gelatina, misture com a ajuda de uma "pão-duro" e tempere com o sal e a pimenta do reino.
- Bata o creme de leite com o suco de limão e uma pitada de sal na batedeira até obter o ponto de chantily( sour cream). Retire e despeje sobre a mistura de atum encorporando-o delicadamente com movimentos de baixo pra cima até que se misturem completamente
- Unte com azeite um bowl redondo e fundo e despeje a mistura. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por cerca de 6 horas ou até ficar firme. Cerca de 30 minutos antes de servir, retire da geladeira a mousse.
- Em um prato raso e liso faça uma cama com os tomates em rodela, com muito cuidado acomode a forma virada ao contrario sobre esse prato  e com ajuda de um pano previamente aquecido vá passando pelo bowl para que a mousse se destaque e se acomode sobre a cama de tomates.
- Decore com as alcaparras e com os ramos de manjericão, sirva com torradas ou biscoitos salgados, é uma ótima entrada pra ocasiões espaciais

Buono Appetito


Chef  Paulinho Pecora