quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Croquetes de Carne Louca



Olá, meus queridos seguidores, hoje vou colocar duas receitas em uma, vou ensinar a fazer uma deliciosa carne louca pra vc comer num delicioso pãozinho torradinho e quando ela passar uns dias e vc enjoar de come-la, fará uns deliciosos croquetes para acompanhar aquele aperitivo!!!



Carne Louca



Ingredientes




1 kg de colchão duro bovino em peça
250 ml de vinho tinto seco (carbenet ou malbec)
4 dentes de alho picados
30 ml de azeite
2 cebolas grandes
2 cenouras
2 talos de salsão
2 bulbos de funcho ( erva doce de cabeça)
1 bulbo de alho poró
1 pimentão vermelho
1 lata de pomodori pellatti
4 ramos de salsa e cebolinha picadas
1 colher de chá rasa de páprica picante
sal e pimenta do reino a gosto.



Modo de Preparo


- Limpe o colchão duro tirando o nervo lateral e o excesso de gordura, tempere com o alho picado, sal, pimenta e a paprica esfregando os temperos na carne, deixe de molho no vinho tinto por 3 horas.
- Limpe, lave, descasque e pique todos os outros ingredientes ( cebola, cenoura, pimentão, salsão, funcho e o alho poró) e coloque sobre a marinada e deixe descansar junto. Reserve as folhas do salsão.
- Na panela de pressão destampada, aqueça o azeite e sele a carne inteira por todos os lados, após selada despeje a marinada com todos os ingredientes dentro.
- Aguarde abrir fervura, quando ferver deixe todo o álcool do vinho evaporar, introduza o pomodoro pellatti e complete com água fervente até cobrir a carne, abaixe o fogo,  feche a panela ( não se esqueça de testar a borracha de vedação e a válvula para sua segurança).
- Quando começar a soltar o vapor pela válvula, deixe cozinhar por cerca de 1 h.
- Após esse tempo, abra a válvula para que saia toda a pressão e coloque a panela sob a torneira de água e fria e quando esfriar , destampe.
- Leve a panela ao fogo novamente destampada e deixe cozinhar a carne até desmancha-la e o caldo reduzir.
- Quando a carne começar a se desfiar sozinha está pronto! O ponto certo é um caldo não muito espesso e abundante. Desligue o fogo e com ajuda de um garfo desfie toda a carne, acrescente a salsa, a cebolinha e as folhas de salsão bem picadas e misture bem e assim estará pronta pra servi-la!









Croquetes de Carne Louca


Ingredientes

500 g de carne louca já cozida
500 g de batatas
2 colher de sopa de manteiga
250 g de farinha de trigo peneirada.
1 ovo
200 g de farinha de rosca pra empanar
sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo

Vou dar uma dica aqui pra você cozinhar as batatas e não deixa-las úmidas, pois isso compromete a receita, esta técnica serve também para quaisquer receitas que vão batatas cozidas e processadas.


-  Cozinhe as batatas com suas cascas " al dente" - significa um ponto anterior ao cozido - desligue o fogo, escorra toda a água fervente e retorne as batatas à panela do cozimento e tampe sem aquecer!!!.
Deixe chegar no ponto de espremer em sua própria temperatura adquirida no cozimento - é muito importante que as batatas não entre em contato com nenhuma água fria e nem outra água que não seja aquela aonde foram cozidas.
- Quando as batatas estivem mornas e cozidas ao ponto de espremer, retire sua cascas, esprema e acrescente a manteiga e misture. Formará um purê e reserve.
- Com a ajuda de uma peneira metálica separe o caldo da carne louca ( aquele formado no cozimento) e reserve os dois separados.
- Leve o "purê" e o caldo filtrado para o fogo lento e misture os dois, quando estiverem bem misturados e aquecidos, junte a farinha de trigo e misture até  massa cozinhar e se desprender do fundo da panela.
- Leve essa massa à uma superfície untada com óleo e estique para que esfrie.
- Quando esfriar, junte a carne desfiada filtrada de seu caldo e misture bem até os  elementos ficarem bem homogêneos. Leve essa massa à geladeira por 2 horas para descanso.
- Retire a massa da geladeira e forme o croquetes em molde cilíndrico.
- Bata o ovo com umas 4 colheres de água e um pouco de sal.
- Passe os croquetes pelo ovo batido e empane-os na farinha de rosca, frite-os em óleo fervente por imersão e assim estarão prontos!

Buono Appetito


Chef  Paulinho Pecora