domingo, 9 de dezembro de 2012

PANNACOTA DI COCO ALLA SALSA DI PRUGNE SECCHI



PANNACOTA DI COCO ALLA SALSA DI PRUGNE SECCHI
Panacotta de Coco com calda de ameixas secas.

Equipamentos
Balança analítica, fogão, liquidificador.
Utensílios
Bowl, colher de polietileno, faca, panela.

Insumos:

Ingredientes
Quantidade – 12 unidades:
Creme de leite fresco
500 ml
Leite de coco
200 g
Açucar
150 g
Hortelã
6 folhas
Baunilha
2 vagens ou 6 gotas
Coco ralado fresco
200 g
Gelatina em Folhas
1 envelope


Calda de Ameixas Secas



Ameixas secas sem caroço
200g
água
200 ml
Açúcar
100 g
Manteiga (pra untar)








Procedimentos Operacionais


1. Em um bowl, misture o creme de leite e o leite de coco e dissolva o açúcar.
2. Coloque a gelatina (folha por folha) em água gelada e deixe de molho por 20min. Caso no seu estado não encontre em folhas, mas encontre em pó, use 2 envelopes, hidrate com 50 ml de água fria e leve ao banho maria por 20 min e dissolva-a no creme quente.
3. Leve ao fogo brando a mistura de leite de coco e creme de leite e acrescente as vagens de baunilha e as folhas de hortelã.
4. Quando levantar a fervura, desligue o fogo e filtre a mistura para retirar a baunilha e a hortelã. Escorra a gelatina e mistura ao creme ainda quente até dissolver. Espere esfriar a temperatura ambiente e coloque nas forminhas (alumínio) untadas com margarina, se forem de  silicone não precisa untar. Leve a geladeira ( 6 a 8º C por no mínimo por 06 horas, mas o ideal são 12 horas), cobertas por um filme PVC, para não criar películas.
5. Leve o açúcar ao fogo e deixe dourar levemente, acrescente a água e dissolva o açúcar lentamente em fogo brando, misture as ameixas secas à calda e em temperatura média deixa a calda apurar a ponto filo. Depois de pronta deixe esfriar em temperatura ambiente.
6. Montagem: Destaque o Flan das formas delicadamente e coloque no prato que será servido e despeje umas colheres de calda. Você pode montá-las também em taças de vidro e servir diretamente com a calda guarnecendo. Decore com frutas ao lado. Outra forma de montá-la é como da foto em forma de manjar Branco.

Buon Appetito

Chef  Paulinho Pecora