domingo, 28 de setembro de 2014

HUMMUS - Dip de origem árabe

Hummus Dip - Imagem captada da Internet
Receita tradicionalíssima da Culinária Árabe, trata-se de uma pasta, um dip na verdade feita á base de grão de bico cozido muito usado como entrada e servido acompanhado com pedaços de pão Pitta ( pão sírio ) . Uma receita muito gostosa...experimentem...!


Ingredientes



300 g grão de bico

40 g tahine (pasta de gergelim de origem árabe)

15 g alho picados

50 ml de suco de limão

50 ml azeite

15 g de sal



Modo de Preparo

- Deixe o grão de bico de molho por 1 hora.

- Cozinhe o Grão de bico sob pressão, cobertos em até o dobro de água ( por favor trocar a a´gua do descanso e lava-los sob água corrente), com sal e uma folha de louro. Após começar o vapor e dependendo do grão, de 40 a 50 minutos de cocção. Deixe tampado até resfriar e poder destampar...

- Escorra-os e conserve metade da água de cocção.

- Com a ajuda de uma pano de algodão alvejado, coloque os grãos cozidos e escorridos dentro dele e feche o pano torcendo-os como um saco...e pressione sobre uma mesa delicadamente e vá torcendo...assim toda a casca do grão de bico ficará no pano.

- Leve ao liquidificador todos os ingredientes restantes e acrescente o grão de bico descascado com uma concha ( 50 ml) do caldo de cocção, bata-os em velocidade média até que encorporem...não esqueça que a textura do dip, ou pasta depende da quantidade de caldo, por isso só coloque mais se sentir que está muito espesso.

- Experimente e corrija os sabores como quiser...mais sal, mais alho...etc...

- Sirva com uma pitada de pimenta síria, se quiser, ou páprica picante e azeite.

Buono Appetito  ou  بون الشهية

Chef Paulinho Pecora