Lentilha com Cotechino

Imagem relacionada
Foto Internet - Giallo Zafferano.com



Fiquei imaginando uma receita pro final de ano e uma receita que esta sempre nos pratos italianos nas festas de final de ano, para dar sorte, saboroso e de simples confecção. O Cotechino é uma linguiça feita de partes do porco não nobres e cartilaginosas é bem temperado e forte, apesar de ser delicioso, ainda encontra certo preconceito ao ser consumido, por isso se não quiser usá-lo pode substituir por Paio ou Linguiça Portuguesa. 


LENTILHA COM COTECHINO



Ingredientes 



300 g de Lentilha seca ,
1 haste de salsão grande,
1 cebola média,
1 cenoura média,
Azeite, sal, pimenta do reino à vontade
3 folhas de louro,
2 rametos de alecrim,
1, 5 L de Caldo de legumes.
300 g de Cotechino ou se não encontrar aí na sua cidade, 300 g de Paio.



Modo de Preparo



Separe as folhas do salsão, as cascas da cebola e da cenoura, as 3 folhas de louro e ferva em 2 litros de água com sal e 4 grãos de pimenta e um bom fio de azeite

Enquanto isso pique a brunoise  bem pequeno a cebola o salsão e a cenoura e deixe a lentilha de molho em água nesse meio tempo.

Leve as Linguiças ou paio ou os Cotechinos ao forno alto 200°C embrulhados em folha alumínio (lado mais brilhante para dentro) para cozinhar e retirar o excesso de gorduras até dourar.

Enquanto reduz o caldo, troque á água de molho das Lentilhas

Ok, Caldo Pronto, Cotechinos pré assados e lentilha hidratada (entre 1 h e meia a 2 horas) vamos ao final da receita...Azeite na Panela à seu gosto, refogue o Sbatutto (Mirepoix) - Cebola, Cenoura, Salsão até ficar translúcidos, acrescente a lentilha hidratada e lavada em água corrente e refogue bem por uns 5 min.

Vá acrescentando conchas de caldo quente a este refogado de tempos em tempos conforme absorve este e cozinha as lentilhas (paulatinamente). Faça esta operação até que as lentilhas estejam cozidas e o caldo espesso e bem uniforme.

Corte as Linguiças ( Cotechino ou paio) em rodelas grossas e salteie em azeite com folhas de alecrim. Sirva a lentilha com as rodelas de cotechino por cima e decore com o resto do alecrim ( Não misture os dois - Lentilha e Cotechino, sirva assim, o resultado e muito mais saboroso)

Ahh esqueci....não esqueça de ajustar o sal e a pimenta nas lentilhas....



Buono Appetito e Felice Anno Nuovo !!!

Chef Paulinho Pecora


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História