Projeto Chefs Especiais
Projeto Chefs Especiais
Down Cooking
Queridos Seguidores, Leitores e Colaboradores, acredito que não sei se conseguirei passar aqui, através deste texto a emoção que tive ao participar como colaborador deste lindo Projeto.
Tudo começou quando conheci o casal Marcio e Simone Berti, em um evento que fiz em 20/02/2010 que foi uma feijoada no Bar do Elias onde elaborei um encontro do pessoal que curti e profissionais ligados no ramo da Gastronomia que possuem perfis no Twitter.
Na época que estava organizando o Encontro, recebi um e-mail do Marcio Berti que é diretor da Fábrica das Panelas "Le Grande Maison" dizendo que gostaria de participar da Feijoada e que levaria umas panelas e brindes para os convidados para ser sorteadas. Já de cara achei a atitude super prestativa e legal e logo simpatizei com ele, mesmo sem conhecê-lo. E no mesmo dia recebi um outro e-mail da Simone Berti, sua esposa, que é redatora-chefe da Revista Perfil Gastronômico e que iria participar, também, e nesse e-mail, ele me colocou em contato com esse trabalho maravilhoso, chamado Chefs Especiais, me convidando para participar dos encontros.
Eu entrei no site, naquele dia e fiquei maravilhado com o Projeto. Primeiro pela simplicidade da idéia de unir a Gastronomia e as Crianças portadoras de Síndrome de Down e segundo essa interatividade que o projeto propõe, faz bem as crianças e também aos colaboradores, pois amplia o rol de amizades das crianças, seu raciocínio e sua força para enfrentar a vida e seus problemas e pra nós colaboradores a satisfação de participar junto desses "anjos" ávidos por informação e trabalho e cheios de carinho pra dar.
E também amplia pra nós colaboradores as amizades e a compreensão de tudo que envolve essa Síndrome e acredito também que colabora com a diminuição de um possível preconceito, gerado por nossa ignorância. Agora um texto escrito pela Própria Simone Berti sobre o Projeto:
"Chefs Especiais não é uma ONG nem uma OSCIP, é simplesmente um projeto voltado ao lazer gastronômico de pessoas com Síndrome de Down.
Esse projeto foi criado por mim, Simone e meu marido Márcio Berti em 2006 porque queríamos fazer algo pelo social. Não temos filhos, nem parente Down, simplesmente os vemos diferenciado pela sua conduta verdadeira. Acreditamos e comprovamos que a motivação no Down, como em qualquer outra pessoa, pode transformar um grãozinho de areia numa estrela brilhante e é essa nossa expectativa.
O workshop é mensal, em média com 15 participantes cada, sem limite de idade, nem distinção de sexo ou classe social. Os alunos de cada aula só não são convidados caso tenha alguma restrição alimentar de ingredientes que farão parte da receita.
Não é aceito de forma nenhuma contribuições em espécie e ninguém está autorizado a pedir nada em nome de Chefs Especiais.
Para cada workshop é doado os ingredientes pertinentes, uniformes, chapéu, certificados, espaço, sucos e refrigerantes , faculdades de gastronomia doam a mão de obra dos auxiliares do Chef, o espaço é doado por restaurantes ou escola de gastronomia , o Chef doa o seu tempo.
“ Cada um doa um pouquinho e nós fazemos um montão.”
Já houve workshop no Figueira Rubayat, Templo da Carne de Marcos Bassi, Nakombi, Viandier, Atelier Gourmand, Espaço GE do Mercado Municipal, Centro Cultural Judaico, entre outros.
Participaram do projeto os Chefs Alessandro Segato, Marcos Bassi, Márcio Moreira (Ana Maria Braga), Clô Dimet, Allan Vila, Gustavo Iglesias, entre outros.
Os participantes literalmente colocam as mãos na massa. Preparam tudo sob orientação do Chef e ajuda dos auxiliares e depois degustam.
A orientação de escolha da receita a ser preparada é de que os participantes tenham muito o que manusear. Optamos muito por massas, tortas, doces decorados, enfim, tudo que eles realmente possam vencer limites, até mesmo ao quebrar um ovo.
Cada vitória como essa é cheia de muitos aplausos, tanto para o aluno, como para o ovo... rsrsr
O workshop dura em média de 2 a 3 horas de muito entusiasmo e descontração."
Simone Berti
A Dona Maria levou kilos de massa de pastel pra ser recheados pelas Crianças e Jovens do Projeto, aonde elas montariam os pasteis com os recheios disponíveis: Carne ( feito pelo Márcio, que também é um ótimo cozinheiro!!!), Queijo e Chocolate. Haviam outros Chefs e colaboradores e dividiram a moçada em Grupos e assim poderíamos supervisionar a confecção dos pasteis e é claro com a máxima supervisão da Dona Maria, que fiscalizava , cada pastel recheado.
Na minha mesa ficaram as Lindas, Natália e Elena e o pequenino Thiago de apenas 3 anos de idade, que já dava seus primeiros passos pra ser um Grande Chef! o nosso recheio era de Carne e fizemos juntos dezenas de pastéis. E depois eu e meu amigo Ronaldo Rossi, ajudamos a fritá-los um por um e dessa maneira as crianças, trabalharam, comeram e se divertiram a bessa!!! e é claro, nós também e muito!
E ali naquele momento, me perguntei o que faz um casal paulistano, bem sucedido e que não tem filhos com Síndrome de Down a ajudar e a compor esse lindo projeto??? E cheguei a uma conclusão simples: SOLIDARIEDADE, a palavra mais linda do nosso vocabulário e de qualquer língua, e não importa como se traduza.
E esta Solidariedade, também é cercada de carinho, dedicação e respeito, pois meus caros leitores e seguidores, Dar!!! não basta, é preciso participar, se preocupar e fazer-se presente.
Queria agradecer do fundo do meu coração o convite do Marcio e da Simone e de me dar, ou melhor, presentear com essa oportunidade e assim com esse texto, homenageá-los por tão incrível iniciativa e que sempre poderão contar comigo. Meus Parabéns!
Quero salientar que o Marcio e a Simone, não almejam e nem querem nenhuma doação em dinheiro. apenas que vc se estiver interessado colabore com o espaço, produtos ou serviços e com sua participação nos eventos, pois esses anjos necessitam apenas de carinho e de sua atenção.
Participe e Colabore, o site é www.chefsespeciais.org
Lá vc terá toda a informação do que precisa e aqui no meu blog sempre irei postar as datas e as fotos dos eventos
Meu Muito Obrigado!
Chef Paulinho Pecora
Aniversário de 4 anos dos Chefs Especiais, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=EA8pha9MfNE&feature=related
Olá Chef! Acabei de conhecer seu blog e adorei! ótima receita de berinjela!! Mto legal a iniciativa com portadores de sindrome de down, acho mto legal esse tipo de trabalho, dá mta motivação para eles! Grande abraço Fe.;)
ResponderExcluirMuito obrigado pelo link! Já está nos meus favoritos também! ;)
ResponderExcluirum abraço!
http://receitaoriginal.blogspot.com