Espaço TRE , das plantas à execução , da idéia à concepção!!!!
Café e Confeitaria Contemporânea
1 - CONCEITOUm restaurante é muito mais que uma mesa preparada para servir uma refeicao, é um espaço de convívio, interação e prazer.
Ha vários tipos de restaurante que podem ser classificados pelo tipo de comida, qualidade de serviço, faixa de preço, ambientação... Cada um procurando inovar e explorar as diversas tendências gastronômicas.
No setor de serviços, as marcas têm o papel vital de diferenciar, na mente do consumidor, um grande número de ofertas que são lançadas no mercado diariamente. A qualidade, o profissionalismo e os valores são as bases de uma marca, criam sua identidade e definem seu posicionamento perante o mercado. Sem esta identidade não há foco, não há objetivos e, conseqüentemente não há resultados. Para chegar à esse conceito, deve-se haver uma observação da região onde se situa o imóvel, com o objetivo de identificar suas carências e necessidades, para então definir algumas das características do novo empreendimento.
Para a região em questão, o estudo foi baseado na escassa oferta de comida rápida e na necessidade de um serviço adaptado às exigências do público alvo que queremos atingir. Portanto, a proposta do Espaço TRE vem de encontro com o estilo de vida da população que trabalha e reside no bairro. Por um lado o corre-corre agitado dos dias de semana, onde as pessoas necessitam um momento de distração e relaxamento de sua rotina incessante e buscam um ambiente acolhedor para realizar suas refeições, dentro de um limitado espaço de tempo. Do outro, os tranqüilos finais de semana de um bairro próximo ao Parque Ibirapuera, onde os residentes aproveitam-se da geografia bastante plana e saem com a família para curtir o que a região tem de melhor.
O conceito proposto origina-se da idéia do famoso chefe de cozinha espanhol, Ferran Adria, que visa aliar os serviços de um restaurante à produção de um fast food, oferecendo uma refeição rápida e de qualidade, conhecido como fast good e usando deste conceito aliamos o Conceito Slow Food - o sabor natural dos alimentos, o produtor tradicional, as receitas caseiras e a convivência com as pessoas muito queridas.
. Os estabelecimentos com esta classificação ( fast food), necessitam instalar-se em pontos de alta rotatividade de pessoas e tendem a criar uma aproximação entre o cliente e sua própria casa, com espaços diferenciados para cada momento e refeição. Seguindo as tendências da modernidade, costumam oferecer espaços com música, televisão e acesso à internet. Consistem basicamente numa oferta gastronômica simples, com serviço ágil e o nosso diferencial de usar matéria-prima de qualidade e natural e mão-de-obra qualificada, o que confere ao prato o sabor esquecido pelos métodos tradicionais de fast food, mas com um touque de elaboração e satisfação slow food. O objetivo é satisfazer a dupla demanda do cliente de hoje que dispõe de pouco tempo para realizar suas refeições, mas que não está disposto a renunciar de uma alimentação saudável e de qualidade.
Seguindo esse contexto, pode-se afirmar que, por trás de uma simples refeição, está todo o conceito e a imagem de cada estabelecimento. Assim, o Espaço TRE pretende proporcionar todo o conforto e tranqüilidade para que o cliente tenha o “seu tempo” para saborear a comida. A qualidade do processo de produção e o serviço diferenciado farão do TRE uma assinatura na experiência gastronômica de cada cliente.
“... o olhar vagabundo é ele que come. A gente fala: comer com os olhos. é verdade. Os olhos vagabundos são aqueles que comem o que vêem. E sentem prazer. A Adélia diz que Deus a castiga de vez em quando, tirando-lhe a poesia. Ela explica dizendo que fica sem poesia quando seus olhos, olhando para uma pedra, vêem uma pedra. Na feira é possível ir com olhos poéticos e com olhos não poéticos. Os olhos não poéticos vêem as coisas que serão comidas. Olham para as cebolas e pensam em molhos. Os olhos poéticos olham para as cebolas e pensam em outras coisas. Como o caso daquela paciente minha que, numa tarde igual a todas as outras, ao cortar uma cebola viu na cebola cortada coisas que nunca tinha visto. A cebola cortada lhe apareceu, repentinamente, como o vitral redondo de catedral. Pediu o meu auxílio. Pensou que estava ficando louca. Eu a tranqüilizei dizendo que o que ela pensava ser loucura nada mais era que um surto de poesia...”
2 - PERFIL CONSUMIDOR
O bairro de Moema, na região sul da capital paulista, foi considerado o bairro de melhor qualidade de vida da cidade segundo o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo (2007) ³. Experimentou seu desenvolvimento imobiliário na década de 70 e ainda hoje segue atraindo investimentos, já que lidera o ranking de Indice de Desenvolvimento Humano (IDH 0,961) e tem a segunda renda média da cidade, perdendo apenas para o bairro do Morumbi³.
A população é formada em sua maioria pela classe média alta e faz compras como poucas na cidade. O índice de consumo de seus moradores é o segundo maior da cidade e de acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria Target Marketing, os moradores de Moema gastam, em média, 10.703 dólares por ano, três vezes mais do que a média paulistana, e o melhor é que boa parte desse dinheiro é gasto no mesmo bairro. ⁴
Além dessas vantagens "as mudanças em São Paulo fizeram com que Moema ficasse localizada num ponto estratégico", diz o consultor Luiz Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). "É cercada por grandes avenidas e está próxima da Rodovia dos Imigrantes, do centro, do aeroporto e do Parque do Ibirapuera." Um levantamento elaborado pela Escopo Geomarketing concluiu que de nenhum outro bairro se chega tão rápido a todos os principais pólos empresariais de São Paulo (Paulista, centro, Itaim, Berrini e Chácara Santo Antônio). ⁴
Por todos esses motivos, Moema atrai cada vez mais moradores para a região, já que tem uma mistura equilibrada de lazer, residência e trabalho.
Em suma, o Espaço TRE será instalado em um local privilegiado, já que conta com um edifício comercial no mesmo endereço e está a uma quadra da Avenida Ibirapuera, um dos principais pontos comerciais e financeiros da cidade. Alem disso, se situa a aproximadamente 500 metros de onde será construída a futura Estação de metrô Moema que, no Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, está prevista para ser inaugurada em 2014.⁵
3 - TRE – PASTA. DOLCE E CRESPELLE
A proposta do nome TRE é mais que um nome, é uma marca. E a marca representa a empresa, visualmente. Através das cores e do design, transmite o conceito e os benefícios do produto, contribuindo para o processo de decisão do consumidor, à medida que diferencia o serviço em relação à concorrência.
Queremos que TRE seja sinônimo de qualidade, respeito ao cliente, constante aprimoramento e superação das expectativas e do nosso próprio trabalho.
Acreditamos que o marketing é uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da TRE, e por este motivo buscamos um suporte profissional com o objetivo de desenvolver toda a publicidade de acordo com o melhor veiculo para atingir nosso publico alvo. Essa consultoria também será responsável pela criação da marca e seu posicionamento no mercado. O projeto de marketing usará tanto a mídia tradicional de comunicação, através de publicidade direta, reportagens e promoções, quanto as mais modernas, como site e utilização das redes sociais (facebook e twitter), criando uma “ampliação” do Espaço na web e ajudando a fidelizar nossa comunidade de clientes.
4 - ESTRUTURA FISICA
O conceito proposto origina-se da idéia do famoso chefe de cozinha espanhol, Ferran Adria, que visa aliar os serviços de um restaurante à produção de um fast food, oferecendo uma refeição rápida e de qualidade, conhecido como fast good e usando deste conceito aliamos o Conceito Slow Food - o sabor natural dos alimentos, o produtor tradicional, as receitas caseiras e a convivência com as pessoas muito queridas.
. Os estabelecimentos com esta classificação ( fast food), necessitam instalar-se em pontos de alta rotatividade de pessoas e tendem a criar uma aproximação entre o cliente e sua própria casa, com espaços diferenciados para cada momento e refeição. Seguindo as tendências da modernidade, costumam oferecer espaços com música, televisão e acesso à internet. Consistem basicamente numa oferta gastronômica simples, com serviço ágil e o nosso diferencial de usar matéria-prima de qualidade e natural e mão-de-obra qualificada, o que confere ao prato o sabor esquecido pelos métodos tradicionais de fast food, mas com um touque de elaboração e satisfação slow food. O objetivo é satisfazer a dupla demanda do cliente de hoje que dispõe de pouco tempo para realizar suas refeições, mas que não está disposto a renunciar de uma alimentação saudável e de qualidade.
Seguindo esse contexto, pode-se afirmar que, por trás de uma simples refeição, está todo o conceito e a imagem de cada estabelecimento. Assim, o Espaço TRE pretende proporcionar todo o conforto e tranqüilidade para que o cliente tenha o “seu tempo” para saborear a comida. A qualidade do processo de produção e o serviço diferenciado farão do TRE uma assinatura na experiência gastronômica de cada cliente.
“... o olhar vagabundo é ele que come. A gente fala: comer com os olhos. é verdade. Os olhos vagabundos são aqueles que comem o que vêem. E sentem prazer. A Adélia diz que Deus a castiga de vez em quando, tirando-lhe a poesia. Ela explica dizendo que fica sem poesia quando seus olhos, olhando para uma pedra, vêem uma pedra. Na feira é possível ir com olhos poéticos e com olhos não poéticos. Os olhos não poéticos vêem as coisas que serão comidas. Olham para as cebolas e pensam em molhos. Os olhos poéticos olham para as cebolas e pensam em outras coisas. Como o caso daquela paciente minha que, numa tarde igual a todas as outras, ao cortar uma cebola viu na cebola cortada coisas que nunca tinha visto. A cebola cortada lhe apareceu, repentinamente, como o vitral redondo de catedral. Pediu o meu auxílio. Pensou que estava ficando louca. Eu a tranqüilizei dizendo que o que ela pensava ser loucura nada mais era que um surto de poesia...”
2 - PERFIL CONSUMIDOR
O bairro de Moema, na região sul da capital paulista, foi considerado o bairro de melhor qualidade de vida da cidade segundo o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo (2007) ³. Experimentou seu desenvolvimento imobiliário na década de 70 e ainda hoje segue atraindo investimentos, já que lidera o ranking de Indice de Desenvolvimento Humano (IDH 0,961) e tem a segunda renda média da cidade, perdendo apenas para o bairro do Morumbi³.
A população é formada em sua maioria pela classe média alta e faz compras como poucas na cidade. O índice de consumo de seus moradores é o segundo maior da cidade e de acordo com uma pesquisa realizada pela Consultoria Target Marketing, os moradores de Moema gastam, em média, 10.703 dólares por ano, três vezes mais do que a média paulistana, e o melhor é que boa parte desse dinheiro é gasto no mesmo bairro. ⁴
Além dessas vantagens "as mudanças em São Paulo fizeram com que Moema ficasse localizada num ponto estratégico", diz o consultor Luiz Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). "É cercada por grandes avenidas e está próxima da Rodovia dos Imigrantes, do centro, do aeroporto e do Parque do Ibirapuera." Um levantamento elaborado pela Escopo Geomarketing concluiu que de nenhum outro bairro se chega tão rápido a todos os principais pólos empresariais de São Paulo (Paulista, centro, Itaim, Berrini e Chácara Santo Antônio). ⁴
Por todos esses motivos, Moema atrai cada vez mais moradores para a região, já que tem uma mistura equilibrada de lazer, residência e trabalho.
Em suma, o Espaço TRE será instalado em um local privilegiado, já que conta com um edifício comercial no mesmo endereço e está a uma quadra da Avenida Ibirapuera, um dos principais pontos comerciais e financeiros da cidade. Alem disso, se situa a aproximadamente 500 metros de onde será construída a futura Estação de metrô Moema que, no Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, está prevista para ser inaugurada em 2014.⁵
3 - TRE – PASTA. DOLCE E CRESPELLE
A proposta do nome TRE é mais que um nome, é uma marca. E a marca representa a empresa, visualmente. Através das cores e do design, transmite o conceito e os benefícios do produto, contribuindo para o processo de decisão do consumidor, à medida que diferencia o serviço em relação à concorrência.
Queremos que TRE seja sinônimo de qualidade, respeito ao cliente, constante aprimoramento e superação das expectativas e do nosso próprio trabalho.
Acreditamos que o marketing é uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da TRE, e por este motivo buscamos um suporte profissional com o objetivo de desenvolver toda a publicidade de acordo com o melhor veiculo para atingir nosso publico alvo. Essa consultoria também será responsável pela criação da marca e seu posicionamento no mercado. O projeto de marketing usará tanto a mídia tradicional de comunicação, através de publicidade direta, reportagens e promoções, quanto as mais modernas, como site e utilização das redes sociais (facebook e twitter), criando uma “ampliação” do Espaço na web e ajudando a fidelizar nossa comunidade de clientes.
4 - ESTRUTURA FISICA
Do ponto de vista físico, serão necessárias algumas alterações para a transformação do ambiente no Espaço TRE. Neste ítem estaremos expondo toda a proposta relativa às instalações.
Apesar de tratar-se de um ponto comercial relacionado à alimentação, as atividades anteriormente desenvolvidas no local não se assimilam às que serão realizadas pela nova sociedade. Consultamos diversas empresas e consultorias de gastronomia visando encontrar a melhor solução dentro do que consideramos um tempo oportuno para otimizar resultados, custos e tempo.
O novo espaço será composto de cinco setores básicos: cozinha, balcão de atendimento, bar, salão e lounge, na área externa. Essa “divisão” segue o mesmo conceito “fast good”, que se apóia nas diferentes necessidades dos clientes, desde aqueles que têm mais pressa quanto àqueles que dispõem de mais tempo.
5 - BAR (vide planta:1)
Apesar de tratar-se de um ponto comercial relacionado à alimentação, as atividades anteriormente desenvolvidas no local não se assimilam às que serão realizadas pela nova sociedade. Consultamos diversas empresas e consultorias de gastronomia visando encontrar a melhor solução dentro do que consideramos um tempo oportuno para otimizar resultados, custos e tempo.
O novo espaço será composto de cinco setores básicos: cozinha, balcão de atendimento, bar, salão e lounge, na área externa. Essa “divisão” segue o mesmo conceito “fast good”, que se apóia nas diferentes necessidades dos clientes, desde aqueles que têm mais pressa quanto àqueles que dispõem de mais tempo.
5 - BAR (vide planta:1)
Será o lugar ideal para uma refeição rápida ou para o happy hour. Aqui se concentrará todo o serviço de bebidas, desde o café, sucos, refrigerantes, chopp, cerveja e eventualmente, alguns coquetéis. Não será o típico bar, visto que nosso foco não é a venda de bebidas alcoólicas. Será um espaço de apoio e entretenimento, onde buscaremos transmitir os jogos dos principais campeonatos esportivos, além de shows e músicas (DVD).
6 - SALAO DE MESAS (vide planta:2)
Espaço climatizado com aproximadamente 36 assentos, para aqueles que querem desfrutar de todo o sabor, tranqüilidade e conforto.
O grande diferencial deste espaço será o atendimento, imprescindível dentro da nossa proposta. Com base em nossa experiência internacional, selecionaremos e treinaremos os atendentes buscando, para cada um deles, a função que mais complemente suas qualidades pessoais. Acreditamos que o êxito do trabalho em equipe depende de cada componente, a fim de que todos alcancem o objetivo de uma forma mais simples e recompensadora.
“O atendimento de sucesso é aquele que cria uma relação com o consumidor e supera o âmbito comercial, ou seja, a empresa e vendedor conseguem atingir um grau de confiança e intimidade, no qual a credibilidade do relacionamento desestimula os consumidores a procurar pequenos ganhos pontuais e passam a reconhecer o atendimento como um fator diferencial relevante, passível de ser incorporado no custo dos produtos.”
“O atendimento é a única ferramenta que quando bem trabalhada, não permite a clonagem direta e imediata de suas técnicas, impossibilitando a concorrência de rapidamente anular as virtudes produzidas por ela” Sergio Nardi ⁶
7 - BALCAO DE ATENDIMENTO (vide planta:3)
Será destinada à venda de produtos por peso e unidade, para consumo no local ou para viagem. Teremos três vitrines de geladeiras com exposição de diversos produtos doces e salgados entre eles, croissants, quiches, sanduiches, panzerotti, calzoni, rolls, wraps, bolos e tortas. A intenção é que os clientes, satisfeitos, funcionem como veiculo de marketing em suas residências, com seus amigos ou colegas de trabalho, alavancando também o sistema de delivery.
8 - LOUNGE (vide planta:4)
Seguindo a linha “fast good”, idealizamos um espaço destinado àquelas pessoas que além de tranqüilidade, buscam um ambiente aconchegante. A palavra Lounge (em inglês) significa "sala de estar" e foi neste ambiente que buscamos nossa inspiração, através de sofás confortáveis e mesinhas descomprometidas, com iluminação acolhedora, onde as pessoas possam se reunir e desfrutar de um bom papo, ou simplesmente sentar-se para tomar um bom café e ler uma revista.
Seguindo as linhas mais modernas e avaliando a idéia de ser algo mais que simples comida, iremos oferecer aos nossos clientes um espaço conectado à rede wi-fi. Queremos, por exemplo, permitir que os profissionais da zona aproveitem o espaço para reuniões informais ou simplesmente que os clientes possam checar seus emails, na mais completa tranqüilidade.
9 - COZINHA (vide planta:5)
Como citado anteriormente, a produção do TRE será distinta da realizada pela Uno&Due, portanto a cozinha deverá passar por uma importante reestruturação visando suportar a demanda do novo e amplo cardápio.
Com o objetivo de integrar os ambientes, planejamos uma cozinha vitrine, não totalmente aberta, porém suficiente para que o cliente possa certificar-se de que os profissionais são seriamente treinados e trabalham com ingredientes de qualidade. Será possível observar principalmente a área de finalização e repasse dos pratos valorizando a transparência do nosso trabalho e a confiança do consumidor.
10 - CARDÁPIO
O cardápio será desenvolvido pela consultoria Sociale Cucina, do reconhecido chefe internacional Paulo Pecora e da Sociale Cucina, que inspirado na marca TRE, desenvolveu a trilogia Pasta, Dolce e Crespelle, que será a base do cardápio. A intenção é trabalhar com ingredientes básicos e que combinem entre si originando vrias receitas.
Este menu também contará com acompanhamentos (risotos, grelhados e saladas) que contribuirão para uma perfeita harmonização, criando pratos de preparo rápido, resultando em refeições atraentes, nutritivas e saborosas.
Durante a semana, no café-da-manhã contaremos com a oferta de diversos “combos”, garantindo agilidade no serviço, e no Happy Hour com uma carta de petiscos, sanduíches, sucos, bebidas alcoólicas e coquetéis diferenciados.
Aos finais de semana, incluiremos um serviço de brunch com uma grande variedade de pratos quentes e frios, pães, bolos, tortas, salgados, frutas, embutidos, cereais integrais e bebidas diversas como sucos naturais, iogurtes, achocolatados, chás, leite e café.
11 - CONCLUSÃO
6 - SALAO DE MESAS (vide planta:2)
Espaço climatizado com aproximadamente 36 assentos, para aqueles que querem desfrutar de todo o sabor, tranqüilidade e conforto.
O grande diferencial deste espaço será o atendimento, imprescindível dentro da nossa proposta. Com base em nossa experiência internacional, selecionaremos e treinaremos os atendentes buscando, para cada um deles, a função que mais complemente suas qualidades pessoais. Acreditamos que o êxito do trabalho em equipe depende de cada componente, a fim de que todos alcancem o objetivo de uma forma mais simples e recompensadora.
“O atendimento de sucesso é aquele que cria uma relação com o consumidor e supera o âmbito comercial, ou seja, a empresa e vendedor conseguem atingir um grau de confiança e intimidade, no qual a credibilidade do relacionamento desestimula os consumidores a procurar pequenos ganhos pontuais e passam a reconhecer o atendimento como um fator diferencial relevante, passível de ser incorporado no custo dos produtos.”
“O atendimento é a única ferramenta que quando bem trabalhada, não permite a clonagem direta e imediata de suas técnicas, impossibilitando a concorrência de rapidamente anular as virtudes produzidas por ela” Sergio Nardi ⁶
7 - BALCAO DE ATENDIMENTO (vide planta:3)
Será destinada à venda de produtos por peso e unidade, para consumo no local ou para viagem. Teremos três vitrines de geladeiras com exposição de diversos produtos doces e salgados entre eles, croissants, quiches, sanduiches, panzerotti, calzoni, rolls, wraps, bolos e tortas. A intenção é que os clientes, satisfeitos, funcionem como veiculo de marketing em suas residências, com seus amigos ou colegas de trabalho, alavancando também o sistema de delivery.
8 - LOUNGE (vide planta:4)
Seguindo a linha “fast good”, idealizamos um espaço destinado àquelas pessoas que além de tranqüilidade, buscam um ambiente aconchegante. A palavra Lounge (em inglês) significa "sala de estar" e foi neste ambiente que buscamos nossa inspiração, através de sofás confortáveis e mesinhas descomprometidas, com iluminação acolhedora, onde as pessoas possam se reunir e desfrutar de um bom papo, ou simplesmente sentar-se para tomar um bom café e ler uma revista.
Seguindo as linhas mais modernas e avaliando a idéia de ser algo mais que simples comida, iremos oferecer aos nossos clientes um espaço conectado à rede wi-fi. Queremos, por exemplo, permitir que os profissionais da zona aproveitem o espaço para reuniões informais ou simplesmente que os clientes possam checar seus emails, na mais completa tranqüilidade.
9 - COZINHA (vide planta:5)
Como citado anteriormente, a produção do TRE será distinta da realizada pela Uno&Due, portanto a cozinha deverá passar por uma importante reestruturação visando suportar a demanda do novo e amplo cardápio.
Com o objetivo de integrar os ambientes, planejamos uma cozinha vitrine, não totalmente aberta, porém suficiente para que o cliente possa certificar-se de que os profissionais são seriamente treinados e trabalham com ingredientes de qualidade. Será possível observar principalmente a área de finalização e repasse dos pratos valorizando a transparência do nosso trabalho e a confiança do consumidor.
10 - CARDÁPIO
Gestão Inteligente de Cozinhas |
Este menu também contará com acompanhamentos (risotos, grelhados e saladas) que contribuirão para uma perfeita harmonização, criando pratos de preparo rápido, resultando em refeições atraentes, nutritivas e saborosas.
Durante a semana, no café-da-manhã contaremos com a oferta de diversos “combos”, garantindo agilidade no serviço, e no Happy Hour com uma carta de petiscos, sanduíches, sucos, bebidas alcoólicas e coquetéis diferenciados.
Aos finais de semana, incluiremos um serviço de brunch com uma grande variedade de pratos quentes e frios, pães, bolos, tortas, salgados, frutas, embutidos, cereais integrais e bebidas diversas como sucos naturais, iogurtes, achocolatados, chás, leite e café.
11 - CONCLUSÃO
O número três na Itália significa sorte, no entanto, o nome TRE não surgiu apenas de uma superstição, mas também da idéia de unir a experiência e curriculum de três profissionais (chef de cozinha, maitre e nutricionista) na realização de um mesmo sonho.
Com todos ligados ao ramo de alimentação buscaremos nos complementar para fazer deste projeto uma empresa de sucesso.
Após as plantas que na verdade são a representação gráfica de uma idéia , resolvemos por em prática a execução...
Com todos ligados ao ramo de alimentação buscaremos nos complementar para fazer deste projeto uma empresa de sucesso.
Após as plantas que na verdade são a representação gráfica de uma idéia , resolvemos por em prática a execução...
Fachada da casa na Av.Moema, 87 em São Paulo/SP Fase 1 - Estruturação e Reforma executado e concebido pela |
Fase 2 - Concepção da Idéia, da Imagem e das Cores
concebido e executado pela
e pelo Designer Carlos Navarro
concebido e executado pela
e pelo Designer Carlos Navarro
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