Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

Projeto: Cozinhas Biosustentáveis II


Projeto: 
Cozinhas Biosustentáveis
Reaproveitamento dos Detritos Alimentares e Detritos de Cozinha
O Biogás e suas aplicações.

Hoje vamos falar de um assunto diferente, também sobre Gastronomia e Sustentabilidade, porém sobre como e o que fazer com os detritos elimináveis orgânicos da cozinha profissional. Imagine que aquele monte de lixo orgânico que sua cozinha produz, mais aquele que sobra dos pratos dos seus clientes, óleo usado e a água eliminada da limpeza podem retornar ao uso como fonte de energia !!!

Esta fonte de Energia se chama - Biogás - e hoje vou mostrar como podemos obtê-lo e como podemos redirecioná-lo à Operacionalidade da Cozinha de forma utilizável gerando mais lucros e diminuindo não apenas o lixo lançado mas contribuindo para a diminuição das emissões tóxicas ambientais na atmosfera. Imagine que dentro da sua cozinha será possível gerar uma fonte de energia alternativa através de um MDL (  Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) diminuindo o uso de combustíveis de fontes energéticas fósseis ( como o GLP - Gás Liquefeito de Petróleo ) e o uso de energia elétrica, que no Brasil, é gerada por força hidrelétrica em sua grande maioria e que causa grandes impactos ambientais para sua implantação e geração. Esta tecnologia já existe e é chamada de Biodigestão Assistida.

A Biodigestão assistida consiste em transformar a Biomassa -  Matéria prima para obtenção de biogás - através de uma Usina de Transformação chamada de Biodigestor .
Qualquer material orgânico pode ser adicionado nos biodigestores para produção de energia renovável.

Exemplos de biomassa: 
  • Dejetos de animais (aves, bovinos, equinos e suínos)
  • Resíduos agrícolas (cascas, folhagens e palhas)
  • Resíduos de indústrias alimentícias (bagaços, descartes, efluentes e gorduras)
  • Resíduos vegetais de centrais de abastecimento (feiras, hortifrutis e supermercados)
  • Restos de restaurantes de unidades fabris
  • Resíduos orgânicos municipais (lixo orgânico domiciliar e resíduos de manutenção de parques e jardins)
  • Glicerina resultante da produção de biodiesel
Em um biodigestor, a biomassa é submetida à geração contínua e maximizada de biometano por meio do processo conhecido por digestão anaeróbia (em que não há presença de oxigênio).
Bactérias metanogênicas transformam o carbono da biomassa em biogás, um gás rico em metano, combustível alternativo e renovável. Dependendo da composição, uma tonelada de biomassa pode produzir de 30 a 150 m³ de biogás.
Esta biomassa pode se originar de substratos líquidos e sólidos. Após passar pelo biodigestor, o material processado é um fertilizante orgânico que chamamos de biofertilizante, que substitui os fertilizantes convencionais como fonte minerais.
Outro resíduo reaproveitável dos Biodigestores é a água que tb pode ser reaproveitada !!!

O BIOGÁS E SUAS APLICAÇÕES - Energia renovável a partir de resíduos orgânicos

O biogás é composto de 60% de metano (CH4), o que lhe confere o poder calorífico suficiente para geração de energia ou substituir combustíveis de origem fóssil, como gás natural, GLP e óleo combustível.
Desta forma, este biogás pode ser utilizado como fonte de energia alternativa para motores, equipamentos de aquecimento ou de refrigeração e em unidades de cogeração (eletricidade e calor). Cada metro cúbico de biogás é capaz de gerar 2 kWh de energia elétrica e 2 kWh de energia térmica.

As usinas de biogás são adequadas para empreendimentos agrícolas, comerciais e industriais, locais onde existe biomassa em grande escala. Além disto, instituições como prefeituras, cooperativas e centros de abastecimento também podem gerar energia renovável a partir dos resíduos orgânicos gerados nas suas dependências (resíduos urbanos, por exemplo).

Podem se beneficiarem desta tecnologia os seguintes segmentos, aproveitando as respectivas biomassas:

Agricultura 
Restos de frutas e legumes, combinados com podas.
Agroindústria 
Restos da industrialização de alimentos como cascas / polpas e alimentos devolvidos / vencidos.
Avicultura 
Camas de aviários e dejetos de poedeiras.
Comércio 
Restos de alimentos de supermercados e restaurantes e efluente sanitário
Frigoríficos 
Vísceras, rúmen, esterco, sangue.
Indústria alimentícia 
Restos de alimentos, óleos, gordura e alimentos devolvidos / vencidos.
Pecuária
Esterco bovino.
Poder público 
Efluente sanitário e parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos.
Suinocultura 
Esterco suíno

Fonte: http://www.biolatina.net.br/biodigestor.html
O USO DO BIOGÁS E OS CRÉDITOS DE CARBONO

O lançamento de gases de efeito estufa gerados pela combustão de fontes energéticas fósseis, emissão de metano por aterros e gases de indústrias químicas na atmosfera têm impacto negativo para o cenário de mudanças climáticas. Do ponto de vista ambiental, evitar este tipo de emissão é uma ação cada vez mais desejável.

A utilização de uma fonte renovável, como o biometano proveniente do biogás, para substituir uma fonte energética de origem fóssil é uma prática que vem crescendo. De acordo com o Protocolo de Kyoto, a redução de emissões pode ser incentivada pelos países desenvolvidos por meio de um projeto avaliado segundo as metodologias aprovadas pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), transformando as toneladas de CO2 não despejadas na atmosfera em créditos de carbono.
O esforço internacional para estabilizar o clima do planeta reduzindo as emissões de gases estufa (CO2 - dióxido de carbono; CH4 - metano; N2O – óxido nitroso, HFCs – hidro-fluor-carbonos; PCFs – perfluor-carbonos e SF6 – hexafluoreto de enxofre – regulados pelo Protocolo de Quioto) criou obrigações para os países industrializados e alguns mecanismos de facilitação do cumprimento destas obrigações. Ao Brasil interessa o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL, ou CDM na sigla em inglês), pelo qual os países industrializados podem adquirir Créditos de Reduções de Emissão (CREs) de gases de efeito estufa adquiridos em projetos implantados em países em desenvolvimento. O MDL facilita aos países industrializados a atingir suas metas ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável dos menos industrializados.
Os projetos que podem gerar CREs comercializáveis no âmbito do MDL são aqueles que reduzem a emissão ou capturam gases de efeito estufa, mas enfrentam barreiras para sua implementação. Isto devido ao propósito do MDL ser o de viabilizar projetos que, de outra maneira, não seriam implantados em diversos setores.
  • Agricultura: mudanças de uso do solo, aflorestamento e reflorestamento, geração de energia pela queima ou biodigestão de resíduos agrícolas.
  • Energia: energia renovável, melhoria da eficiência energética, substituição de combustíveis, co-geração.
  • Indústria: manufatura, indústria química, construção civil, siderurgia, metalurgia, redução de emissão de SF6 (hexafluoreto de enxofre) e HFCs (hidro-flúor-carbonos), emissões fugitivas, uso de solventes, entre outras.
  • Manejo de resíduos: captura das emissões de metano de aterros sanitários para geração de energia ou apenas destruição, geração de energia com resíduos sólidos e líquidos.
  • Mineração: emissões fugitivas da mineração (minas de carvão)
  • Transporte: substituição de combustíveis fósseis por renováveis, minimização de transporte e distribuição e adoção de motores mais eficientes.
No Brasil existem grandes empresas que desenvolvem esta tecnologia com grande capacidade e quero aqui hoje, desenvolver este raciocínio e encontrar formas de traze-la a Cozinha Profissional de pequena a média escala, discutir a possibilidade da implantação de Biodigestores de pequena a média escala, suficientes para gerar energias que ajudem o trabalho da cozinha como por exemplo, o gás usado para a cocção ou a eletricidade gerada por um sistema da queima do Biogás ser suficiente para movimentar motores elétricos de geladeira, coifas e outros maquinários necessários em cozinhas de pequeno e médio porte.
Continuando a falar sobre Reaproveitamento de Alimentos e seus detritos, conforme escrevi no post : http://socialecucina.blogspot.com.br/2012/05/boas-praticas-de-higiene-e-manipulacao.html
A cozinha profissional gera três tipos de detritos ou sujidades - Os úteis, os reaproveitáveis e os elimináveis , sendo os elimináveis cerca de 25% de todo alimento utilizável em uma cozinha, significa que a cada 100 kg de alimentos utilizados gera 25 kgs de lixo orgânico. Imagine que um restaurante que serve 200 pratos dia em uma porção de 450 g por pessoa ( 90 kg de comida pronta ), manipule 180 kg de alimentos/dia, isto significa que produz 45kg de lixo por dia !!! e em um ano produziu 15,5 toneladas de lixo. Pois bem, não sou engenheiro mas fiz uma simulação de produção de Biogás em um Biodigestor numa página da internet de uma Empresa chamada Biolatina - http://www.biolatina.net.br/calculo_online_de_potencial_de_biogas.html, conforme a tabela sugerida pela empresa e o resultado seria que por ano, este restaurante produziria 17, 2 kw/ano de energia elétrica ou 5,2 m³/ano, bom como em um botijão de gás GLP um metro cúbico equivale a 2,2 kg de gás, não sei se esta proporção é viável, pois não sei as propriedades organolépticas do Metano gerado pelo Biogás, porém um motor de geladeira de 1 Hp gasta 0,3kw/h em média e esta energia produzida seria viável para gerar uma Câmara Frigorífica por exemplo por até 6 h/dia, o que já seria bem interessante.
Acredito que é possível implantar esta tecnologia nas cozinhas profissionais como um todo, mesmo por que cozinhas de produção de mais de 500 refeições dia já podem sim usufruir desta tecnologia, pois produzem detritos suficientes para isso, o que não sei, sinceramente é como seria o tamanho desta Unidade ou Usina de geração de Biogás e é claro que também o tamanho do gerador de energia para isso !!!
É claro que , toda esta simulação e descrições desta tecnologia geram várias dúvidas, como por exemplo:

- Qual a capacidade minima de geração de detritos para que funcione este sistema em uma cozinha de pequeno e médio porte e suficiente para substituir total ou parcial as reais necessidades de geração de energia térmica e elétrica?
- Qual a área suficiente para implementar esta tecnologia?
- Qual é o custo disso ?
- Seria Viável uma cooperativa de cozinhas para obtenção desta quantidade de detritos com a finalidade de abastecer a energia suficiente para sustentar um Centro de Armazenamento Frio, conjunto? isto é, a união de várias cozinhas para isso?
- Biodigestão gera fertilizantes e água...o que me vem a mente se uma horta coletiva cooperativada seria producente e viável...?
- Detritos humanos ( provenientes do esgoto do restaurante) também podem gerar biomassa....? e se pode há algum risco de contaminação cruzada ?

Bom, meus queridos amigos, daqui por diante vou tentar responder estas perguntas também para mim e tentar viabilizar esta idéia !!!!

Abraços a Todos !!!

Chef Paulinho Pecora

Comentários

  1. Demandaria anos p/ relativizar os prós e os contras destes projetos e francamente a vontade politica é apenas arrecadar, logo, se o Sr. quiser realizar, precisará migrar de ramo de atuação, eu sugiro a politica,sem falar de parceiria. Nesta linha de raciocínio, se é q me entendes, o Sr. estará trocando 6 por 1/2 dúzia (DE 10). Digo +, existem 'Ns' recursos p/ gerar energia limpa, (s/ necessidade de combustáo e fósseis, baratíssimos, mas por alguma razão "misteriosa" nenhum governo quer implantá-los, e como começamos falando de tempo, volto a ele dizendo: "Tempo", não temos mais! Seja feliz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...