Spaghetti allo Scarpariello
Spaghetti Allo Scarpariello
Umas das receitas típicas da Região da Costa del Cilento, nascida na Região da Campagna / Itália.
A palavra scarpariello deriva de "scarparo", ou seja, sapateiro, ou "pequeno sapateiro" em napolitano, um comércio que muitos realizavam naquela época em Nápoles.
Uma receita muito rápida, criada para permitir que os sapateiros preparassem um prato de massa mesmo com pouco tempo disponível. Os dois principais ingredientes são tomates cereja ou grape e queijo. O primeiro foi geralmente o molho de domingo avançado, que não foi "reutilizado" no macarrão em scarpariello.
O queijo usado seria o pecorino salernitano ou o cilentano, porque muitas vezes, alguns clientes dos sapateiros eram agricultores, e sendo incapazes de pagar com o dinheiro, eles vendiam a conta com os produtos da terra, entre os quais o mais usado era o queijo e os tomates, então o "scarpari" ou os sapateiros aproveitavam disso para suas refeições. Como no Brasil é mais difícil achar estes tipos de queijos optei por uma mistura de pecorino romano e Grana Padano.
A receita antiga criada para recuperar as sobras e não perder tempo, hoje se transformou em um prato delicioso e muito difundido aqui na Costa del Cilento. Aqui está a nossa receita para preparar um excelente prato de Espaguete allo Scarpariello.
Ingredientes para 4 pessoas
500 g e Espaguete n°8
400 g de tomates cereja ou Grape
100 ml de azeite extra virgem
1 Taça de vinho Rose ou Branco Seco
4 dentes de alho em lâminas ou se preferir retirar depois, deixe-os inteiros.
50 g de Grana Padano ou Pecorino Romano ralado.
10 folhas de manjericão
salsa e cebolinha picados ( à vontade!)
Sal e Pimenta do reino Qb
Modo de Preparo
Em uma frigideira fria despeje o azeite e junte os dentes de alho e leve ao fogo brando até dourar levemente. (Desta maneira o azeite não ferve, não queima e o alho doura por igual, trazendo assim ainda mais sabor)
Junte todos os tomates, inteiros e pré-lavados e deixe refogar no azeite, tampe e deixe ali por uns 5 min.
Levante a tampa e veja se os tomates já estão macios, se não estiverem, deixe-os lá por mais alguns minutos tampados e esfume com a taça de vinho e deixe confitar no azeite
Se já estiverem bem macios, esmague-os com a ajuda de uma garfo, um a um, deixando alguns inteiros para decoração. Continue a cocção por mais alguns minutos
Neste intervalo de tempo, leve uma panela ao fogo alto com 5 litros de água (para cada 100 g de Pasta, 1 litro de água) até começar a ferver.
Volte ao molho na frigideira, ele deverá já estar quase denso e uniforme, neste momento junte os queijos, deixe cozinhar por 1 minuto e mexa bem até que os queijos derretam e encorporem ao molho.
Quando a massa estiver ao dente, escorra parcialmente e misture ao molho com um pouco da água de cocção, acrescente as folhas de manjericão, acerte o sal (Lembre-se que a água do macarrão já foi salgada e os queijos são salgados!) e cozinhe até o molho reduzir!
Pronto !!! Agora é só servir, fácil e rápido !!!
Buono Appetito
Chef Paulinho Pecora
Comentários
Postar um comentário
Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!