Pasta Sfoglia ou Massa Folhada - Vol au Vent
Vol an Vent de Queijo de Cabra e ervas com redução de xarope de romã |
Depois de vários pedidos finalmente vou colocar a minha receita de massa folhada com detalhes e segredos e falar um pouquinho da história dessa receita....
Massa Folhada é uma massa leve, não fermentada, feita em várias camadas com copiosa adição de gorduras (normalmente manteiga, margarina ou gordura vegetal), EU PESSOALMENTE SÓ USO MANTEIGA EXTRA SEM SAL !!!!! , usado em doces e salgados. Tem sua origem provável no Egito, à época do Império Novo. Pode servir para fazer muitas coisas como bases para tartes, e muitos mais doces e ao famoso vol an vent.
No Ocidente, seu uso teria sido desenvolvido em Roma, em 1635, pelo francês Claude Lorrain, que trabalhou como cozinheiro, antes de se tornar um pintor célebre.[1] Mas, segundo outras fontes, já em 1525, um decreto do Conselho de Veneza, citava claramente a pasta sfoglia.[2]
Algumas receitas para uma massa folhada normal são descritos em detalhes no livro de Rontzier de 1598 , que também mora na pastelaria chamada " gripe espanhola " a partir do país de origem, indicando que o processo em causa, seguidos na Espanha e ainda é conhecida em alguns países . A pasta utilizada para a torta francesa ou a "Mil Folhas" representou o ponto de partida do processo de trabalho parecem ter ainda hoje, que é trabalhar na polpa com manteiga e , em seguida, dar-lhe várias "revoluções" . A experiência sugere depois de ter manteiga na massa de uma só vez , em vez de , gradualmente , como foi feito no início. Claude Lorrain , o famoso pintor , ele afirmou ter inventado a massa , mas infelizmente ele teve a infelicidade de ter nascido em 1600 e para apresentar a sua novidade tão recentemente quanto 1635.
A maioria das receitas são com 12 a 16 dobras , eu aprendi essa de 18 a 21 dobras ( conforme o uso, depois explico o que significa isso! ) com um senhor de origem espanhola, confeiteiro e que era dono do imóvel aonde se encontrava a padaria do meu pai no Bairro da Casa Verde em São Paulo, ele se chamava Horatio e sempre quando eu estava lá trabalhando vinha me dar vários toques e um dia passou um dia inteiro comigo fazendo várias receitas inclusive esta que vou passar a vocês.
Na gastronomia sempre eu dou muito valor nas velhas receitas, por serem mais puras e terem técnicas mais fáceis e de fácil compreensão. As massas folhadas não são difíceis mas são trabalhosas e requer atenção e com a prática ficam cada vez melhores...Vamos a receita:
Ingredientes
Quantidade - 2, 5 kg de massa pronta
Farinha de Trigo especial ......... 1000 g
Manteiga extra sem sal ou margarina especial para folhados gelada ( 6 a 8ºC ) .........500 g
Água filtrada......400 g ( = 400ml)
Azeite........10 g ( 1 colher de sopa cheia )
Sal........5 g
Procedimentos Operacionais
1. Na amasseira, com a ferramenta “gancho” Misture a farinha , o sal , a água e o azeite.
Se for a mão, junte todos os ingredientes líquidos de uma lado e os secos do outro, adicione os temperos secos ( farinha e sal) paulatinamente aos temperos líquidos ( água e azeite) misturando com a mão, até que formem um emplasto, transfira pra mesa de procedimento e sove a massa até ficar lisa e homogênea.
2. Bata até que a massa se desprenda do fundo da cuba.
3. Retire a massa da cuba, acomode em um bowl, cubra ou envolva em filme PVC e deixe descansar por 45 min ( o mesmo procedimento se for a mão).
4. Quando o emplasto obter uma forma uniforme lisa e não viscosa e elástica, estará pronta pra ser manuseada.
5. No caso de usar a amasseira : Retire , boleie, e leve para o cilindro para ser alisada, a massa deve chegar a espessura de 3 mm. Se for abrir na mão e com o rolo ( materello), polvilhe farinha na mesa de procedimento e vá abrindo até obter uma forma retangular, aproximadamente 40 X 25 cm e na mesma espessura de 3 mm.
6. Em mesa de procedimento, polvilhe com farinha e bata o bloco de manteiga com o rolo de massa levemente, até que fique fina e uniforme no tamanho de 2/3 e na mesma espessura da massa , embrulhe em papel manteiga ou PVC e leve a geladeira por 30 minutos.
7. Outro procedimento é o de colocar a gordura gelda em pedaços sobre a massa até formar os 2/3 de cobertura, fica ao critério de cada um e conforme suas possibilidades.
8. Agora vamos passar as dobras e ao manuseio do folheamento da pasta:
Dobra 1 : Dobre a parte da massa 1/3 da direita sem cobertura degordura sobre os 2/3 com cobertura de gordura e em seguida dobre os restantes 1/3 com cobertura de gordura sobre a dobra 2/3. Vire a massa a 90º para a esquerda e abra a massa novamente no tamanho de 40X25 cm aproximadamente.
Dobra 2 : Dobre a parte da massa 1/3 da direita pra esquerda sobre os restantes 2/3, depois dobre os restantes 1/3 da esquerda para a direita sobre a dobra anterior. Vire a massa a 90º para a esquerda e abra a massa novamente no tamanho de 40X25 cm aproximadamente.
Dobra 3 : Dobre a parte da massa 1/3 da esquerda para a direita sobre os restantes 2/3, depois dobre os restantes 1/3 da direita para a esquerda sobre a dobra anterior. Vire a massa a 90º para a direita e abra a massa novamente no tamanho de 40X25 cm aproximadamente.
Dobra 4: Dobre a parte da massa 1/4 da direita pra esquerda até o meio da massa, Dobre a massa ¼ da esquerda para a direita sobre a outra metade da massa, as duas laterais de um lado e do outro lado devem se encontrar no meio da massa e formar um retângulo quase perfeito. Dobre a massa exatamente nessa metade para dentro, uma sobre a outra. Vire a massa a 90º para a esquerda e abra a massa novamente no tamanho de 40X25 cm aproximadamente.
9. Ao terminar de abrir o retângulo acima, dobre a massa conforme o enunciado da dobra 4 , apenas que ao dobrar as metades faça pra fora e não para dentro e leve a geladeira por 24 h em temperatura entre 6 a 8 ºC positivos. Depois é só abrir a massa novamente na espessura e fazer mais uma vez o exercício de dobras 1/3 e 2/3 fechada pra dentro e depois dar sua forma desejada e fazer suas receitas.
Veja que cada dobra acima forma 3 a 4 camadas diferentes na massa totalizando de 18 a 21 dobras !
Aqui as fotos ilustrativas dos procedimentos:
Abrindo a massa.... |
Massa aberta e lisa, pronta pra receber a manteiga |
Distribuindo a manteiga homogeneamente por 2/3 da massa. |
primeira dobra - 1/3 sem gordura em cima dos 2/3 com gordura |
Segunda dobra - Restantes 1/3 com gordura e fechando...depois.... virando a 90º . |
Nesta etapa após estar lisa e ter feito todas as dobras... Embrulhar em filme pvc e levar a geladeira por 24 horas |
Após isso, novamente fazer o exercício das dobras 1/3 e 2/3 e abrir a massa na espessura espessura desejada para sua receita |
Nesse ponto você poderá cortar e acertar sua massa para o trabalho |
Não jogue as rebarbas fora elas poderão lhe ajudar em algumas decorações |
Para fazer os Vol an vent é necessário abrir a massa até uns 3mm de espessura |
Com a ajuda de um cortador redondo e plissado médio, cortar os moldes da base |
Retire o excesso e guarde as rebarbas |
A cada base feita vc deve fazer duas outras camadas com o centro vazado com a ajuda de um cortador 1/4 menor |
Separe 2 claras de 3 ovos, bata as 2 gemas e 1 ovo separadamente e use as 2 claras para colar as camadas |
Assim desta forma, são 3 camadas, uma inteira e duas vazadas coladas sobrepostas e esta pronto seu VOL AN VENT para ir ao forno |
Passe as gemas batidas somente nas bordas para que o VOL AN VENT cresça no forno |
Acomode nas assadeiras e leve ao forno pré-aquecido 180 a 190 º C |
Deixe assar até as bordas dourarem ( aproximadamente 30 min) |
E Vol a là !!!! seus Vol an vent estão prontos pra serem recheados !!! |
Vou an Vent doces tb são uma iguaria especial, muito finos e podem guarnecer uma mesa de doces em qualquer evento |
Com as rebarbas e os centros que sobraram da massa fiz esta linda cesta de folhadinhos!!!! |
Buono Appetito
Chef Paulinho Pecora
Comentários
Postar um comentário
Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!