Pasta i Fagioli


Pasta i Fagioli
( Ave maria com Feijões brancos )



Uma receita com muita história e tradição, muitos não sabem mas os italianos não fazem apenas macarrão com molhos ou sopas. Existe também os pratos de massa úmida, que seria um "meio-termo" entra a  pasta'schiuttà  e as sopas, com textura mais densa e mais úmida. 

Esta receita é outro símbolo de resistência do povo italiano nos tempos de fome e guerras, pois alimentava famílias numerosas com muito poucos ingredientes, minha mãe fazia sempre esta e outras numerosas receitas e me contava que era seu prato diário, ou trivial e predileto durante boa parte de sua vida na velha Itália, como de meu pai também que adorava esta iguaria.

Qualquer macarrão e a mistura deles,  como qualquer tipo de feijão,  pode ser usado como ingrediente e os temperos também mudam conforme a região em que o encontramos. Uns usam cebola e alho, outros só alho, em vez de tomates frescos , o sugo deles, uns usam linguiça e lardo (gordura de porco curtida), outros usam pancetta e por aí vai...Eu procurei fazer e enunciar esta receita de uma forma mais fácil e aceitável ao paladar brasileiro.

Este prato é ainda servido em vários restaurantes centenários do sul da Itália! eu fui vistar um desses restaurantes em Salerno , no famoso "Vicolo della Neve" ou "Beco da neve", por que nos anos de 1800 até 1960 aquele local estocava gelo vindo das montanhas para o verão e ali se encontra um restaurante centenário que serve esta iguaria que têm a mesmo nome e um dos seus pratos principais é a Pasta i Fagioli

A Pasta i Fagioli della Antica Pizzaria e Ristorante Vicolo delle Neve





Ingredientes p/ 4 pessoas


150 g de Ave Maria ou Pasta Mista
200g de feijão brancos ou rajadinho
30 ml de azeite extra-virgem 
2 dentes de alho picados
1 echalote roxa picada ou cebola roxa picada
100 g de pancetta ou bacon
1 tomate médio picado
1 bulbo de salsão (aipo) em fatias
1 folha de louro 
salsinha picada
sal e pimenta a gosto


Modo de Preparo



Deixe os feijões de molho por 24 horas

Coloque os feijões brancos pra cozinhar em água sem sal, as folhas do louro, do salsão e as hastes da salsinha pra cozinhar destampado por 50 min a 1 hora , deixe descansar com água de cozimento. Retire os temperos cozidos e pique bem.
  
Em uma panela leve o azeite frio com os temperos cozidos no feijão e adicione a echalote picada ou cebola, a pancetta e o salsão picados. Junte depois os tomates, e deixe refogar por uns 3 a 4 min.

Despeje na panela os feijões cozidos e misture bem e deixe em cozimento de fogo baixo por uns 20 a 30 min. Quando o caldo tiver cor e corpo e os feijões cozidos acrescente o macarrão e misture.

Quando o macarrão estiver "al dente" e o caldo espesso, está pronto! 
Corrija o sal,  polvilhe a pimenta e a salsinha, deixe descansar por 15 mine só servir !!!


Buono Appetito !!!

Chef Paulinho Pecora


Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História