Fusile Cilentane al Fierro con Bracciola
Fusile Cilentano al Fierro con Bracciolla
Hoje meus queridos seguidores e amigos do Blog Mago das Panelas, em homenagem ao mio Palestra Itália che hai stato Campione !!! finalmente vou postar a receita de Bracciola e pra acompanhar um Delicioso Fusilli ou Fusili Napolitano!!!
Umas das receitas mais clássicas da culinária napolitana, na minha casa e da minha família degustar este prato era um momento de prazer único e de união e sei que quem aqui também é "uriundi" (descendente) de italianos do Sul da Itália conhecem bem este prato !
Conheçam a história e a tradição de sabores que vem junto com esta iguaria...
Una delle più classiche ricette della cucina napoletana, nella mia casa e della mia famiglia degustare questo piatto è stato un momento unico di l'unione di Il piacere e sapevonno che qui è anche "uriundi" dei Italiani del Sud saranno ben consapevoli di questo piatto!
Conoscere la storia e la tradizione di sapori che arriva con questa prelibatezza
...Chef Paulinho Pecora.
A bracciola têm uma história controversa e em qualquer lugar da Itália ela é feita, desde de carne bovina suína, ovina e caprina, aves e até peixes, o nome é derivado da expressão "Picollo Braccio" , "Braciolino" então a tradução mais próxima seria, "bracinhos" ou "pequenos braços".
A técnica de enrolar pedaços de Carnes e recheá-los vêm desde a Magna Grécia, região da Península Itálica dominada pela Grécia e pela Etrúria entre os séculos X a V a.C ( Na Grécia se faz uma receita bem parecida com carne de porco e recheada com pimentões e se chama Fyllios )
O povo etrusco que dominaram a Península Itálica, entre séculos XII a VI a.C foram os grandes inventores desta receita, pois era um modo de aproveitar as aparas de carnes e as não tão nobres e macias. Na Roma Antiga está técnica se tornou comum entre os plebeus pois eles só tinham acesso às carnes que os patriotas e nobres , não usavam . Daí nasceram a Porchetta, o Matambre e muitos outros pratos....
Aliás eu sempre digo que os pratos mais saborosos da humanidade nasceram das necessidades e da propriedade do ser humano de se superar nos piores momentos...As guerras e a fome, contribuíram muito para isso na História Mundial da Gastronomia.
A receita que posto aqui é a mais comum delas e eu pessoalmente gosto mais do Colchão duro pois aquela gordura externa dele e seu formato triangular ajudam ao enrolar a carne deixando as bracciolas mais macias e suculentas, além de dar um sabor incrível.
Il Fusilli Napuletani !!! |
Receita do Fusilli ( clique aqui)
Ingredientes para as Bracciolas
Recheio
1 kg de Colchão duro em bifes finos ( 10 bifes por kg)
100 g de Parmesão ou Grana ralados
100 g de alho bem picados
50 g de Salsa e cebolinha picados
250 g de Pancetta Curada ( a melhor é a da Ceratti) ou Bacon defumado em cubos pequenos
Azeite o quanto bastar
Sal e Pimenta do reino a gosto
Palitos de dente ou barbante culinário
Ingredientes para o Molho
2 litros de base de tomates
(Receita da base acesse este link:
Molhos by Chef Paulinho Pecora)
1 cebola grande bem picada
6 dentes de alho bem picados
30 ml de azeite
300 ml de vinho
500 ml de caldo de carne
2 raminhos de manjericão
1 raminho de alecrim
Sal e Pimenta a gosto.
Mix de Queijos
100 gramas de Grana Padano
50 gramas de Pecorino
50 gramas de ricota defumada temperada
Rale os 3 em ralador fino e misture. Reserve para finalizar o prato !!!
Modo de Preparo
Bife de Colchão Duro Bovino (Chã de Fora) |
Bata-os para amaciar e afinar, com a ajuda de película PVC |
Bife já preparado |
Tempere-os com sal e pimenta do reino branca e reserve |
Misture os ingredientes do recheio |
Acrescente uma boa porção de azeite para dar liga, aqui não é necessário o sal Pois o queijo, o bacon já são salgados! |
Recheio Pronto |
Para Rechear - Posicione os bifes desta forma, do menor para o maior diâmetro Aplique o recheio em toda a superfície central, deixando as bordas livres |
Enrole com média força para que se feche, mas que não escape o recheio |
Ao Terminar o rolé, feche com o palito atravessado vedando-o. - Deixe os palitos em água fria antes da montagem, isso ajuda muito |
Bracciolas Prontas !!! |
Sele as bracciolas em azeite quente, mas não fervendo ! |
Buono Appetito
Chef Paulinho Pecora
Comentários
Postar um comentário
Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!