Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

Bolo Rei ou Bolo de Reis

 

Pessoal todas as fotos aqui são da Internet, não achei nenhuma minha para colocar aqui. Já fiz essa receita dezenas de vezes e é muito boa. Me comprometo quando refazer a receita fotografar e colocar aqui ok ! Abraços

Bolo Rei ou Bolo de Reis

Tradicional receita Hispano-portuguesa nascida na Galícia e imigrada aos vales ao norte do Rio Minho, receita que celebra o Dia de Reis ( 6 de janeiro), que no Calendário Católico das Festividades Natalinas foi o dia em que os 3 reis magos visitaram o Menino Jesus na Manjedoura.

Esta receita viajou o mundo e em várias Colônias Hispano-Portuguesas esta receita se misturou ao compendio de receitas de suas Culinárias regionais como na Louisiana nos EUA, No México, na Guatemala, na Argentina e também no Brasil. Nas Colônias Hispânicas esta receita se misturou nas Cozinhas Criolla ( Espanhóis Galícios + nativos) na Cajun ( Espanhóis Galícios + Indígenas) e na Andina (Espanhóis Galícios + Povos Andinos) e nas Colônias Portuguesas era o doce típico de Natal muito antes dos Italianos chegarem com o panettone! 

As receitas de Natal em quase sua totalidade são com frutas cristalizadas, passas e frutas secas e por que? 

O Inverno rigoroso europeu fazia com que seus povos após a colheita de frutas frescas e secas ( Outono) usam-se de técnicas de conservação de frutas e frutos, como a vetrificação ou glaceamento em mel ou cozidas e secas ao sol para que no inverno servissem de alimento. Assim sendo nossos antepassados tinham no período de natal somente este tipo de ingrediente, além de ovos, manteiga , sal, mel e farinha (estocados para passar o inverno) o açúcar antes da Expansão Marítima das Nações Absolutistas Europeias era muito caro e quase inexistente! Somente com o Açúcar de Cana que chegou na Europa no século XVII vindo dessas Colônias, as sobremesas começaram a ter mais açúcar! Porém a Açúcar em si na gastronomia, mesmo e de Beterraba, só se consolidou no Século XVIII e XIX. 

O tal do BOLOTONE que o pessoal confunde com o Bolo de Reis
Infelizmente " expertos" em Culinária nos anos 2000 fizeram mau uso desta receita e a mesclaram com uma receita de Bolo Inglês de Frutas ( massa de fermentação química induzida) e a chamaram de BOLOTONE fazendo que esta receita classica quase desaparecesse no Brasil.  "BOLOTONE" junção das palavras Bolo + Panettone,  que a única semelhança com a nosso tradicional "panettone" seria o sufixo e as frutas cristalizadas...Não quero entrar em detalhes técnicos, históricos, evolutivos e folclóricos disto, então vou ser bem direto....

Resolveram pegar uma receita de Bolo Inglês Tradicional ou o famoso "English Fruit Cake" receita essa que eu conheço há 40 anos e resolver moldar em uma forma redonda de pudim ou bolo com o furo no meio...e deu esse nome!
E para terminar ainda usam uma receita de cobertura de outra receita Clássica de natal - O Bolo de Reis! QUE MARRAVILHA!!!
Significa que estas pessoas conseguiram a façanha de confundir 3 receitas clássicas natalinas e centenárias de 3 Culinárias diferentes em o que ele acha ser o "Ovo de Colombo", claro pra viajar no sucesso do consagrado panettone! 

Aqui deixo a receita original de uma Imigrante Portuguesa de 89 anos, Dona Maria, avó da minha ex mulher que gentilmente me passou por telefone! 

Vamos então a receita...

Bolo de Reis

 

Ingredientes

 

Esponja

250grs de farinha s/fermento

60g  de  Fermento Biológico fresco

125grs (+-) de água filtrada morna 40°c 

 

Reforço

1 kg de farinha de trigo especial 

100 g de açúcar

100 g de mel de laranjeiras

200 g de manteiga sem sal

200 ml de leite integral

300 g ( 6 ) ovos

15g de sal

100 ml de bebidas ( rum, porto, licores etc.)

400 g de fruta cristalizada sortida picada

150 g de frutos secos (noz, avelã e amêndoa)

200 g de uvas passas (100 de cada branca e escura)

10 g de canela em pó

 

Cobertura (fondant) opcional

250 g de açúcar de confeiteiro

50 g de mel

50 ml de leite.

Cerejas em calda e damasco seco para decorar

 

 Modo de Preparo

 

Esponja

Dissolver o fermento na água e acrescenta a farinha aos poucos, até incorporarem. Reservar em bowl coberto por película e deixar fermentar por 2 h.

 

Reforço

Juntar todas as frutas secas, dividir em duas partes iguais. Uma das partes processe em processador ou liquidificador e a outra deixe inteiras.

As frutas processadas deverão ser adicionadas à farinha de trigo até incorporar por completo. Formando uma farinha mista.

Bater o açúcar com a manteiga até ficar bege, juntar os ovos um a um e batendo.

Adicione o mel e depois aos poucos o leite, a bebida(s) e o sal, juntar o fermento feito anteriormente (esponja), dissolvê-la bem e juntar a farinha mista(farinha de frutas secas) e amassar bem até incorporar +-10 minutos, depois sove até que a massa ganhe liga (elasticidade).

Deixar a massa repousar +-5 minutos.

Juntar as frutas cristalizadas e as uvas polvilhando a canela em pó e amasse só o necessário para envolver bem as frutas e distribuí-las.

Deixar levedar pelo o menos 1 hora coberto com um plástico (filme PVC).

Dividir em peças\com o peso desejado ex: 400/500/600 g embolar e deixar repousar 10 minutos cobertos em PVC.

Depois de levitar coloque o cotovelo no centro da bola e aperte para que abra um buraco no meio da
massa e com as mãos fazer uma argola não muito fina, colocar em forma forneável ou tabuleiro levemente untado e com papel manteiga, pintar com ovo batido. No caso, se preferir use formas de bolo.... fica a seu critério! Mas o original é sem a forma!

Polvilhar com as frutas secas não processadas por cima...bem distribuídos.

Deixar levedar ali +- uma hora, Assar à 180 °C por 20 min e a 200°C por mais 25-30 minutos.

 

Cobertura

Misture o leite e o mel e misture no açúcar aos poucos até formar um glacê denso e branco. Se ficar muito mole, adicione mais açúcar. Precisar estar bem denso. Por isso deve ser feito depois do bolo assado e frio!

Ao sair do forno aguarde esfriarem e depois despeje a cobertura glaciada e decore com as cerejas e com os damascos.

Se não for usar a cobertura e quiser fazer uma cobertura clássica finalize com mel pincelado para dar brilho e uma espolverada de açúcar de confeiteiro bem generosa.

*Dica do Chef*

Mônica Falcon, Minha amiga e
Apresentadora de TV, desde os tempos
do Shop Tour ! 


Uma grande amiga minha de vários anos, Mônica Falcon me enviou um whats app com um filme e uma dúvida , aliás publiquei esta receita por causa dela que me pediu! 

Na sua dúvida ele me perguntava o que poderia fazer, pois , apesar de ter ficado ótimos os bolos  e ela até me mandou um video que público em seguida, ela achou que os bolos poderiam ficar mais úmidos e mais tenros e me perguntou o que poderia ser feito. Discutimos alguns parâmetros e percebemos que a massa precisaria de uma pouco mais de umidade(líquido) ou umectação(gordura), porém também analisamos que devido aonde ela vive ( Nordeste Brasileiro) o clima é mais seco e quente.

Então o coeficiente de umidade da farinha a ser usada reflete muito isso...Aonde vc adquire sua farinha, além de poder ter um clima seco, o armazenamento influiu muito, uma farinha mais seca pode sim, a precisar de mais umidade...Esta receita precisa de uma textura entre o Pão doce e o Panettone, então sempre pode-se aumentar as quantidades de Gordura, líquidos e até de ovos para isso! Por isso sempre a fazer uma massa deixamos ao lado um pouco de farinha e também o liquido para acertar alguns detalhes!

Por isso, resolvi publicar sua dúvida para ajudar à vcs, caso tenham o mesmo problema e também mostrar o resultado da Receita!

Agradeço Imensamente à Monica por sua ajuda, Abraços a todos

O Video dos Bolos da Mônica e ela também faz Pães maravilhosos!



Buono Natale e Buono Appetito a tutti ! 

Chef Paulinho Pecora




Eis o "King Cake of New Orleans" O Bolo Rei da Louisiana, Estado americano com forte influência hispânica e berço da Cozinha Criolla.  Doce comemorativo da Epifania (6 de janeiro) e do Carnaval Mardi Gras!


Comentários

Postar um comentário

Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...