Caldo Verde





Caldo Verde



O caldo verde é um tipo de sopa que tem como principais ingredientes o couve e a batata. Pode ser feito também com mandioca, mas existem outras versões como o caldo verde light, caldo verde com bacon, caldo verde vegetariano, caldo verde com chouriço, etc.
As sopas são resultados da mistura de ingredientes específicos com água, aquecida em determinada temperatura, até adquirir forma e se transformar em caldo.
O caldo verde teve origem em meados do século XV e sua produção iniciou-se nas províncias do norte de Portugal, especificamente na região do Minho e durante os anos, a receita foi adaptada de acordo com as regiões em que era preparado. É feita com couve-galega, típica de Portugal, e se transformou em um prato tradicional português muito consumido nas noites de inverno. Em festas populares de Portugal e também no Brasil, esse caldo é uma das atrações.

A mistura teria surgido por causa dos lavradores, que utilizavam ingredientes baratos, provenientes de suas terras para a produção de um caldo. Para acompanhar o prato, muitos consomem uma broa de milho e, de acordo com a receita original, o prato pode ser servido com um bom vinho. (Fonte : Internet)


Ingredientes



800 g de Batata
400 g de Paio
06 Folhas de Couve 
100 g de Bacon
1 Cebola picada
Q.B de Alho
Q.B de Sal e Pimenta
Q.B de Agua ou Caldo
Q.B de Azeite





Modo de Preparo




Cozinhe a Batata descascada em caldo ou água com um pouco de sal e com as sobras da couve no corte, uma vez cozidas processe adicionando aos poucos o caldo do cozimento até formar um creme.
Refogue o bacon e o paio cortado em lâminas, acrescente um fio de azeite e salteie a cebola e o alho em brunoise até ficar ligeiramente dourados. Coloque o creme processado  junto com o salteado e misture bem.

Corte o restante de couve, já limpa em chiffonade e acrescente ao creme. Aguarde Cozinhar por 3 a 4 min.

Acerte o sal e a pimenta e  finalize o prato com couve frita por cima.



Buono Appetito !

Chef Paulinho Pecora



Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História