Calamarata - A mais famoso prato de pasta com lulas da Itália!



Receita tradicional napolitana muito difundida e apreciada por toda a Costa del Cilento, um dos pratos que produzia no Menu do Lido Giu Gio, aqui em Acciaroli na Itália !

Normalmente este prato é feito com um tipo de macarrão bem típico que também chama-se "Calamarata"  - Trafilato al Bronze, que imita os anéis cortados dos corpos das lulas, porém é muito difícil achá-lo no Brasil ! Minha dica é usar um Mezzo Rigatoni ou o Paccheri que são mais fáceis de encontrar!



Ingredientes 


6 Lulas médias ( de 300 a 400 g cada)
300 g de Pasta (Macarrão seco ou caseiro)
4 dentes de alho esmagados com casca e tudo (in camicia)
50 ml de azeite
400 ml de vinho Branco seco
350 g de tomates cerejas
Pimenta calabresa seca Qb
Sal Qb
Salsinha picada Qb

Opcional - 100 g de Azeitonas pretas...



Modo de Preparo


Como limpar as Lulas


- A lula é formada por três partes(3), corpo ou calda, cabeça e tentáculos, neste desenho ao lado, 

você visualizará isso.

- Para limpá-las é importante separar a cabeça do corpo, debaixo de água corrente, com as mãos, cuidosamente, puxando pra fora e retirar as impurezas e cartilagens existentes neste corpo, pois vamos recheá-lo.

- Com uma tesoura de cozinha, retire os olhos e a bolsa de tinta de lula que você vai encontrar no final dos ligamentos com a cabeça e reserve para a receita.

- Coloque as bolsas de tinta num copo com um pouco de azeite, com a ajuda de um garfo estoure a bolsa e retire os detritos da bolsa deixando só a tinta (Nero do Seppia) em infusão no azeite e reserve pra outras receitas em freezer.

- A cabeça e os tentáculos, previamente limpos, lavados e cortados grosseiramente devem ser reservados para a confecção do prato.



- Corte o Corpo em anéis de 1 cm de espessura, se quiser não é necessário retirar a pele.


Em uma panela de ferro com tampa,  leve os alhos e o azeite frio  e acrescente as partes das lulas um a um preenchendo todos os espaços da panela. Regue tudo com o vinho Branco seco.

Acrescente os tomates , previamente lavados e limpos corrija o sal e polvilhe a pimenta calabresa a seu gosto! Tudo junto !

Se optares pelas azeitonas introduza-as juntos aos tomates.

Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo extra baixo por 50 minutos a 1 h.  As Lulas devem cozinhar no tempero e em sua água natural que se formará ao cozinhar!

Destampe a panela e deixe reduzir o caldo em uns 50 % para que fique bem denso  e finalize com a salsinha.

Neste tempo leve a massa para cozinhar em abundante água e sal por cerca de 5 min, e depois escorra e deixe cozinhar misturada ao molho de lulas por cerca de 3 min.

Sirva com Torradas de Pão Italiano (original),  prato mediterrâneo clássico, simples e delicioso !




Buono Appetito...!

Chef Paulinho Pecora



Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Pão Ciabatta - Receita, Origem e História