Polpette di Patate del Cilento (Polpette di Carnevale)
Não têm como ser um descendente de italianos do Cilento e não lembrar dessa receita maravilhosa. Lembro da minha mãe Dona Maria Malandrino Pecora, fazendo essa receita sempre e quando fritava as porpetinhas (no dialeto cilentano -" porpette re pattane") perfumava a casa toda, é uma receita tão deliciosa que você não consegue resistir e vai tentar comê-las quando tiver fritando, mas atenção...existe um mito sobre este prato!!!! se vc come-las antes de fritar todas, ou comer apenas uma, o óleo da fritura vai começar a espumar e transbordar e você não vai conseguir fritar todas até o final!!! Não Acredita??? Pois faça isso e comprove , depois me manda um e-mail falando disso!
Minha mãe um dia chegou a me bater na mão com a colher de pau por causa de eu tentar come-las antes de fritar todas, minha mãe dizia que eram em homenagem a um santo - San Biagio - que comemora-se dia 03 de fevereiro - e é carnaval - e pra quem não sabe , o carnaval é uma festa pagã, aonde se homenageia a carne e não o espírito, por isso são feitas de batata e simbolizam o arrependimento dos pecados, como cobiça e gula e por isso, diziam os antigos que ao come-las a ira do santo fervia o óleo - lenda ou não, eu via acontecer isso com meus próprios olhos e faz parte do folclore da Região do Cilento = Costa del Cilento.
Ingredientes
1 kg de batatas ( preferência, tipo Axterix - casca rosada- têm mais amido)
150 g de Queijo de cabra (tipo feta duro), pode ser substituído por ricota defumada.
100 g de queijo Pramesão tipo Grana
5 ovos inteiros
5 dentes de alho bem picadinhos
250 g de pão amanhecido ralado sem a casca (não precisa demolhar)
150 g de salame italiano picados em pequeníssimos cubos
150 g de salsa picadinha
Sal e pimenta a gosto
30 ml de Azeite extra virgem
Modo de Preparo
- Lave bem as batatas e cozinhe-as inteiras com a casca e sem panela de pressão, fique atento ao cozimento vc deve cozinha-las a um ponto anterior do necessário, pois ao esfriá-las vc não poderá banha-las em água fria. Deverá tirar da água fervente antes e deixá-las esfriar em temperatura ambiente, assim ao esfriar elas chegam no ponto certo. Esse modo ou técnica também se usa em qualquer receita aonde vai batatas, inclusive o GNOCCHI, pois a umidade da água é vilã para o ponto da massa!
- Após estarem mornas quase frias, despele e esprema as batatas.
- Vá acrescentando os ovos um a um e amassando.
- Acrescente o pão, o alho, os queijos, o salame, a salsa e o azeite e amasse bem até obter uma liga espessa.
- Deixe descansar por 2 horas em geladeira, coberta por PVC.
- Coloque o óleo de fritura para aquecer. lembre-se que o óleo deve estar bem quente, mas não fervendo!
- Retire a massa da geladeira e faça bolinhos como pequenas laranjinhas e depois aperte as extremidades um pouco para que o fundo e dorso fiquem achatadinhos!!!
- Frite de 4 em 4, rendimento 30 porpetinhas!!
Buono Appetito
Chef Paulinho Pecora
Nossa Paulinho, deu água na boca!!!
ResponderExcluir