Nosso Programa no Youtube - Cooking no AP

Meu Canal no YouTube, Se Inscrevam !

A Neurogastronomia e a Linguagem dos Gostos e dos Sabores



Nada é proibido na alimentação, quando se come com alegria e satisfação!!! desde que a quantidade ingerida seja proporcional à nossas necessidades. Só 2 coisas são proibidas pra mim na cozinha, cozinhar triste e comer contrariado...isso sim faz mal....aconselho meus amigos e amigas conhecerem a Neurogastronomia , uma ciência que explica o que estou tentando falar...

Muitos comensais e profissionais da nossa área confundem "sabor" com "gosto'...

Sabor é inerente ao alimento, por exemplo, sabor salgado, doce, amargo, azedo, sabor de frutas...etc...em síntese, ele é o resultado da percepção racional do alimento.
Gosto é o conjunto de sensações obtidas ao sentir o sabor do alimento em relação  e em conjunto com suas experiências, lembranças  e sensações, em síntese, ele é o resultado sensorial do alimento e que contribui para a obtenção de novos sabores...
Aliás, aproveitando o assunto,  vamos corrigir vários erros cometidos na Cozinha e colocar os pingos nos "i"s...
A antítese do gosto salgado é o doce !!! e do amargo é o azedo...sabores azedo e salgado têm tons ácidos e os amargos e doces , tons alcalinos ( ou básicos) em suas fórmulas. Por isso combinados podem auxiliar no equilíbrio do prato e na equalização de seu Ph ( Fator de hidrólise !!!)
E assim começa o objeto desta nova ciência, analisar os gostos e suas sensações  e saber como interagem e motivam os mais diversos  e diferentes sabores para cada alimento.

Inclusive , pessoas com restrições alimentares por fatores clínicos e intolerantes, podem se beneficiar com as novas descobertas desta ciência....
A  Neurogastronomia....que é o Estudo de como o cérebro humano cria gosto e porque! e de que forma esses fatores exercem influência em outras partes do cérebro que comandam o raciocínio, a linguagem, a coordenação motora e a leitura de cada substancia que entra por nossa boca e em que parte do corpo ela será responsável pelo desenvolvimento das funções físico-químicas enzimáticas necessárias ao bom metabolismo e ao bem estar. 
Outra coisa surpreendente desta ciência é como o Palato é tão responsável ou até mais que a língua, em relação ao sabor e as suas percepções. Quando comemos, o cérebro conceitua os cheiros como padrões espaciais e, a partir desses sentidos e  junto com o palato e a língua, constroem as percepções de sabor.
A ingestão de alimento, e os cheiros retronasais (formados no Palato) envolvidos no Sabor, ocorrem através da boca, o mesmo orifício usado na produção de idioma e que chegamos em outra indagação... Qual é sua co-relação...?

Alimentos e linguagem não são apenas vizinhos próximos, neste sentido, eles ocupam a mesma casa - a Nossa Boca, Nosso Palato e Nosso Nariz !

Outras razões para uma estreita ligação entre cheiros, gostos, sabores e linguagem são, em primeiro lugar, a forte ligação evolutiva entre o aumento da necessidade da cozinha em obter novas receitas e obter novas denominações e da elevação da linguagem no contexto mundial das culturas e, segundo a própria Lingüística, os vocabulários, extraordinariamente se desenvolveram por sabores.

Desde os primeiros documentos da História, é óbvio que os alimentos e a sua preparação têm sido altas prioridades das sociedades humanas, foi a partir destes momentos em que as cozinhas tradicionais de todo o mundo surgiram ....
Ao examinar um pouco da História desses tempos, a partir da perspectiva do sentido do olfato e do seu papel no sabor dos alimentos, fico impressionado com a riqueza das cozinhas e da riqueza associada aos vocabulários desta cozinha, para cada novo sabor encontrado era necessário criar uma nova palavra. 
Por exemplo, ao tempo dos romanos, houve uma enorme demanda por ervas e especiarias importadas de comerciantes árabes, que trouxeram-los através das rotas da seda e especiarias que se estendiam desde o Extremo Oriente (este era de mil anos antes de Marco Polo). As novas ervas e as novas especiarias , composta por termos e vocabulários árabes , precisavam de novos termos e novos vocabulários latinos e assim a gastronomia criava novos vocábulos e enriquecia a Língua Latina e assim ocorreu em todas as culturas e cozinhas da humanidade.

A idéia intrigante é que todo o vocabulário, com sua sintaxe e gramática para comunicar, refletem a tentativa por parte dos seres humanos em descrever seu mundo de cheiro e sabor com palavras.
Da mesma forma o cérebro e suas inúmeras formas de expressar o sentimento e analisar os sabores, influenciam na composição físico-química do que é ingerido, podendo transformar um nutriente importante em um veneno e vice-versa e a palavra criada por esse sabor , sendo uma linguagem interpretada positiva ou negativamente, podem também influenciar a saúde do organismo da mesma forma.
Lembrem-se quando falei da Lógica das receitas e de suas denominações, os nomes não deveriam mudar, pois seus fonemas são criação de uma nova palavra e de um novo conceito, seja ele influenciado pela Religião, pela Fome, pela Guerra, pelo Relevo, por sua forma e principalmente de onde veio !!!

POR ISSO COMER SEM CULPA É SAUDÁVEL, APROVEITEM !!!!!!

Esse é o primeiro post que explano este assunto e conforme pesquiso mais, escreverei mais...aguardem
Um forte Abraço!!!!
Chef Paulinho Pecora









Comentários

Postar um comentário

Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura de massas italianas recheadas

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Festival de Risottos para 12 a 15 pessoas

Chef Paulinho Pecora na Itália - Estate 2020

Cursos e Aulas

Consultorias, Cursos e Eventos

Cucina Artegianale !!!

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas

Tabela de Conversão de Xícaras e colheres em pesos e medidas
Aqui poderá converter pesos e medidas em xícaras e colheres ou vice-versa, clique na foto

Massas Frescas Artesanais

La Vera Pizza Cilentana

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora

Receitas de Pães do Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e aprenda a fazer pães maravilhosos, práticos e tradicionais

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora

Aprenda a fazer Gnocchi com o Chef Paulinho Pecora
Clique na foto e conheça a História do mais antigo prato da Culinária Mediterrânea e aprenda receitas deliciosas...

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas

Pastas Coloridas, Estampadas e Saborizadas
Técnicas, Receitas e Segredos, cliquem na foto e Confiram !!!!

Massas Coloridas e Estampadas

Massas Coloridas e Estampadas
Clique na foto e acesse a receita e o modo de fazer...