Tortelli di Zucca




Tortelli di Zucca 
Receita e Procedimentos



Ingredientes




1 abóbora cabochat pesando aproximadamente 700 g

200 g de parmesão ralado fino

100 g de salsa e cebolinhas picadas

1 ovo inteiro

1 colher de café de noz moscada ralada

50 g de farinha de rosca fina

15 ml de Licor Amaretto

Sal e pimenta a gosto

1 Receita de Pasta básica - aqui no meu blog

http://magodaspanelas.blogspot.com.br/2009/08/tagliatelli-alluovo-moda-antiga.html

Rendimento: 1, 600 kg de Tortelli prontos








Modo de Preparo


- Corte a abóbora paralelo ao pistilo em duas partes iguais.



- Com a ajuda de uma colher, retire as sementes e as fibras.


- Disponha as duas metades já limpas em uma forma com um pouco de água no fundo.



- Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto e pré-aquecido ( 200ºC ) por 40 minutos.


- Retire do forno e descubra e aguarde amornar, para continuar o procedimento.



- Com a ajuda de uma colher retire toda a polpa da abóbora.


- Nesta polpa, misture todos os ingredientes:

Parmesão, o ovo, o licor, a noz moscada, as ervas picadas e a farinha de rosca somente se for preciso dar ponto e mais firmeza, às vezes não é necessária, ou requer pouca quantidade ( seu uso é para diminuir a umidade do recheio). Acerte o sal e pimenta ao seu gosto.



- Após tudo misturado e ligado, leve a geladeira por 1 hora (ou pelo tempo que prepara e cilindra a pasta básica) para firmar os ingredientes e o recheio.



- Após preparar e cilindrar a pasta básica corte os tortelli individuais em quadrados de 8X8 cm. Observe que se o recheio está mole demais para ser moldado é por que requer um pouco mais de farinha de rosca para dar mais liga e diminuir a umidade.

- Este procedimento serve para qualquer tipo de recheio, não esqueça que cada recheio tem sua base, por exemplo, se for de ricota, neste caso deve-se usar mais ricota ou parmesão para dar mais liga e assim por diante.



- Faça moldes dos recheios em bolinhas, para facilitar o desdobramento e o uso do recheio e acomode as bolinhas no centro deste quadrado de pasta.



- Una as duas pontas do quadrado de massa, formando um triangulo. Antes de vedar a massa, com uma das mãos, empurre o recheio com delicadeza para trás, fazendo com ele se acomode à massa e retirando o excesso de ar que se forma com a dobra. Feito isso vede o tortelli para o corte.



- Neste caso vamos usar dois tipos de cortadores:
1 circular liso e outro circular plissado com circunferência maior.

- Após vedar o tortelli, pegue seu cortador liso menor e marque em volta do recheio usando ¾ da circunferência conforme a foto ao lado ( use o lado oposto ao de corte para não cortar a massa, ok!!! É só pra marcar o desenho!



- Pronto, o tortelli com o desenho marcado e aguardando o outro cortador plissado para terminar o acabamento.



- Ajuste o cortador plissado de forma que a franja formada no desenho fique proporcional e elegante ao tortelli e da mesma forma usando ¾ do corte do cortador. Facão o corte e retire as rebarbas.

- Nas fotos abaixo, Os tortellis prontos e acabados. Deixe-os acomodados em uma bandeja ou mesa polvilhados com farinha e semolina e após secagem de umas 2 h podem ir para o armazenamento, crus ou branqueados. Esta técnica serve pra qualquer recheio e forma de pasta, basta usar cortadores diferentes e sua imaginação!!!!






Buono Appetito

Chef Paulinho Pecora

Comentários

  1. muito obrigada!!!!! totalmente didático e sem apegos à pequenos "segredinhos" que a maioria não publica. Com certeza a Vida te dará muito em retorno!!!! fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sra Rubia Coelho...
    Deus já ilumina minha vida com seguidores muito gentis como a senhora, Agradeço de Coração

    Chef Paulinho Pecora

    ResponderExcluir
  3. Prezada Senhora Rubia, muitas vezes gentis e singelos comentários de agradecimento como o que a Senhora fez à minha receita e a mim, costumam passar desapercebidos, talvez porque as pessoas se esquecem que "Gentileza gera Gentileza".
    Além de Retribuir esta Singela Gentileza quero dizer a senhora que suas palavras fizeram bem danado a minha alma, pois em poucas palavras a senhora descreveu e benzeu 2 instituições da Minha Vida que prezo muito...Minha Religião e Meu Trabalho e neste quesito tenho passado por alguns momentos críticos e suas palavras vieram a calhar pra mim como um grande alento e uma grande força...por isso meu Muito Obrigado !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou??? Não Gostou???
Deixe seu comentário!!! Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de Conversão de peso para colheres e xícaras

Feijoada Completa do Chef Paulinho Pecora

Nomenclatura de massas italianas recheadas