Arroz Trauttmansdorff
Arroz Trauttmansdorff
Austria
Outra receita famosíssima, para quem conhece Viena e seus hotéis é conhecida como a Sobremesa do Conde (Dessert Graf). A família Trauttmansdorff, originária do Wienerwald, pertence à mais antiga nobreza austríaca. Sabe-se de um Trauttmansdorff que combateu na Batalha de Marsfeld (1278) e de um outro que teve papel preponderante nas negociações da Paz de Westfália, com que terminou a Guerra dos Trinta Anos.
Este famoso prato foi composto em honra do Conde Fernando de Trauttmansdorff - por quem e onde é que é impossível esclarecer. Como embaixador e ministro plenipotenciário da Áustria, o conde levou uma vida agitada em muitas capitais européias. Só aos 47 anos regressou a Viena, onde foi vice-presidente e, mais tarde, presidente da Câmara Alta.
Ingredientes
250 g de arroz agulhinha tipo 1,
Esta forma de apresentação também fica ótima !!! |
1 pitada de sal,
160 g de açúcar refinado,
1/2 fava de baunilha,
1 Iitro de leite,
6 folhas de gelatina branca,
3 colheres de sopa de marasquino,
400 g de nata,
200 g de frutas cristalizadas sortidas.
50 g de cerejas ao marrasquino para decoração
Modo de Preparo
Lave o arroz e cozinhe-o no leite, em fogo baixo, com o sal, o açúcar e a baunilha, por cerca de 50 minutos. Retire a fava de baunilha e deixe arrefecer o arroz. Amoleça as folhas de gelatina em água gelada durante uns 10 minutos.
Leve a nata e o marrasquino em banho-maria ou em fogo bem baixo. Deixe arrefecer um pouco e misture a gelatina e a dissolva de modo a ficar firme.
Pique irregularmente as frutas cristalizadas, reservando algumas para a guarnição. Misture o arroz com a nata e as frutas cristalizadas e despeje tudo numa taça ou numa forma de pudim passada por água fria.
Deixe solidificar em lugar fresco. Volte a forma sobre um prato e guarneça com as frutas e as cerejas reservadas para esse fim. Sirva acompanhado de um molho de vinho ou coullis de frutas.
OBS : Experimentei também com arroz arbóreo e ficou excelente basta apenas deixá-lo passar do ponto de " al dente" e fica saborosíssimo.
Buono Appetito
Chef Paulinho Pecora
Amei a Receita, mais ao ler diversas vezes me lembrou do arroz a la imperatriz (rice l' imperatrice) e fiquei hiper curiosa para saber a diferença entre elas.
ResponderExcluirDe antemão muito obrigado
Não é muito diferente não Charito eu acredito ser uma adaptação espanhola pára essa receita . Se não me engano são iguais o que muda é a redução de xerez e Açúcar
ExcluirMuito obrifada por me responder tão prontamente
ResponderExcluirDisponha, sempre! abraços
Excluir